Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
30 de novembro de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Cidadania e Pedagogos Comunitários alinham retomada do uso das quadras escolares para fins sociais
Iniciativa ocorre desde 2013 e beneficia crianças e jovens da Cidade
17/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Subsecretaria de Ações da Cidadania, em parceria com a Secretaria de Educação, promoveu na última quinta-feira (16) uma reunião com os usuários das quadras das Escolas Municipais e os Pedagogos Comunitários. O objetivo foi alinhar novas normas a respeito do retorno do uso das quadras para projetos sociais desenvolvidos pela sociedade civil e comunidade local nas quadras das unidades escolares.

O uso dos espaços foi interrompido desde o início da pandemia e, agora a retomada começa a ser preparada. Os usuários, que utilizam gratuitamente as quadras, vão precisar se adequar quanto às documentações necessárias e novas normas impostas para maior controle das atividades nas quadras.

Para fazer uso, os interessados devem procurar o pedagogo comunitário da escola, que será responsável por analisar toda a documentação que foi entregue, encaixar os horários para o uso e encaminhar a autorização para os interessados.

Entre os documentos necessários, a ficha cadastral de todos que vão utilizar a quadra, ofício de declaração de uso, entre outros devem ser entregues aos pedagogos comunitários. Mesmo as entidades que já faziam uso das quadras, devem entregar novamente toda a documentação solicitada para que os dados dos usuários sejam atualizados. Além disso, os usuários vão passar por uma avaliação periódica em relação ao estado de uso das quadras, a fim de mantê-las limpas e arrumadas após as atividades.

Já as novas normas de uso são relativas à manutenção das quadras e protocolos de segurança, como: promover apenas atividades de interesse coletivo ou social, usar o espaço como foi solicitado, não consumir bebidas alcoólicas e nem fumar no espaço, não deixar objetos nas quadras, entre outras medidas.

O subsecretário de Ações e Cidadania de Praia Grande, Claudino Pacheco Filho, o Tico, parabenizou o trabalho das entidades. “Mesmo durante a pandemia, eles continuaram ajudando as pessoas de outras formas, mesmo sem o esporte. São grandes guerreiros e merecem nossos aplausos”.

Complementou afirmando que o trabalho das entidades é de suma importância para a comunidade e por isso esses cuidados são tão necessários. “A pandemia mudou muita coisa, o novo normal já está acontecendo e mediante isso precisamos tomar os devidos cuidados para preservar todos os envolvidos no uso do espaço público. As quadras não têm dono, são de todos, da comunidade, da Cidade, e vamos sempre tomar conta da nossa casa”.

Já para a Diretora da Divisão de Ação Comunitária da Secretaria de Educação, Valkíria Medeiros, essas medidas também são úteis para resguardar tanto os pedagogos como as próprias entidades. “Nós estamos vivendo em um formato diferente devido à pandemia, e por isso tivemos que adequar a forma de trabalhar nas escolas. Temos a nossa responsabilidade e ela está resguardada nos documentos que pedimos para os usuários das quadras e nas novas normas que foram estabelecidas”, disse.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias