A importância das nascentes na natureza e ainda para o desenvolvimento da vida humana foram temas abordados durante palestra realizada pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema) da Prefeitura de Praia Grande. Atividade ocorreu na quinta-feira (16), na sede da própria Sema e teve como público alvo as equipes de profissionais da pasta.
Durante a palestra, o secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Eduardo Serrano, explicou que antes da pandemia a equipe de técnicos da pasta efetuou estudo em pontos da Cidade com o objetivo de verificar a existência de possíveis nascente na área urbana. A meta é regressar com essas atividades.
“A Sema busca identificar esses locais para a realização futura de ações de preservação, assim que as atividades forem liberadas. Por conta da pandemia tivemos que segurar um pouco. A ideia é voltar o quanto antes com os estudos em campo”, disse o secretário.
De acordo com o último levantamento da Sema são 312 nascentes, dentre as quais 282 estão situadas nos Parques Estaduais da Cidade e em áreas de mata fechada. A preservação das características naturais desses locais é considerada fundamental pela equipe da Sema.
As outras 30 nascentes identificadas no mapeamento em regiões do Município estão localizadas em áreas urbanas. São esses espaços apontados pelos softwares que os técnicos da pasta pretendem verificar se realmente deverão ser tratadas como nascentes.
PMVA - Praia Grande está entre os mais bem colocados da Baixada Santista no Programa Município Verde Azul (PMVA). A ação do Governo do Estado de São Paulo incentiva que as cidades adotem boas práticas ambientais.
Importância – As nascentes são afloramentos na superfície do solo das águas de um lençol freático que podem iniciar o curso de rios ou formar lagos. Possuem relevante importância para o equilíbrio ecológico de uma localidade e manutenção da vida de diversas espécies, dentre elas o homem.
Ações - Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.
Outros destaques – Também fazem parte das ações na Cidade o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.
|