Praia Grande divulga lista dos contemplados para participar do Programa Bolsa Trabalho

A seleção foi realizada pelo Governo do Estado de SP

20/9/2021

Na tarde desta segunda-feira (20), a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, deu as boas-vindas para as 80 contempladas que vão participar dos cursos de qualificação gratuitos e presenciais que foram ofertados pelo Programa ‘Bolsa Trabalho’, do Governo do Estado e que faz parte do Bolsa do Povo.

“É um prazer participar desse momento, onde tantas chefes de família estão sendo beneficiadas. Além da bolsa-auxílio, ainda terão a oportunidade em ser qualificar. Nós, enquanto Prefeitura, estamos lutando para melhorar ainda mais e ampliar as ofertas de vagas junto ao Governo do Estado. Espero que vocês possam aproveitar muito essas oportunidades, pois das mais de 2 mil inscrições, vocês estão sendo agraciadas, entendo que ainda não é o ideal que gostaríamos de dar, mas é o que nós temos, então aproveitem. Mais que a remuneração, aproveitem o curso, e se Deus quiser ano que vem teremos muito mais cursos disponíveis para vocês se qualificarem”.

O objetivo do ‘Bolsa Trabalho’ é contratar desempregados em situação de vulnerabilidade priorizando a mulher, gerando trabalho, renda e qualificação profissional. Aqueles que foram contemplados vão receber renda de R$ 535,00 por até 5 meses, em contrapartida irão trabalhar 4 horas diárias semanais em algum equipamento público do Município, devendo realizar uma hora de curso de qualificação por dia de forma remota.

Os selecionados já começam as atividades amanhã (21) nas unidades que foram destinadas aos candidatos, que por sua vez ficam próximas ao endereço informado no ato da inscrição. Em relação aos cursos, os participantes poderão escolher entre seis opções, sendo, auxiliar de controle de produção e estoque, gestão administrativa, gestão de pessoas, organização de eventos, rotinas e serviços administrativos, secretariado e recepção, ou para os que não possuem alfabetização, a Educação de Jovens e Adultos - EJA.

Para o secretário de Governo, Cássio Navarro, essa é uma oportunidade única e que vai melhorar a vida de todos que participarem. “O Governo do Estado lança em Praia Grande um programa que vai beneficiar, de fato, a vida das pessoas. É uma grande oportunidade para vocês aprenderem mais a fim de ocupar essas e outras vagas de emprego que possam surgir ao longo da vida. Aproveitem e se dediquem para que vocês possam conquistar mais conhecimento e não perderem vagas que dependam de qualificação. Quero desejar todo o sucesso para vocês”, disse.

O evento também contou com a presença de representantes de outras pastas municipais, como a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Subsecretaria de Juventude e a Secretaria de Assuntos Institucionais de Praia Grande, que é a responsável pelo desenvolvimento dos cursos que ocorrem no Município em parceria com diversas instituições e o Governo do Estado de São Paulo. Essas secretarias serão os órgãos responsáveis pela prestação de serviços dos inscritos, os quais estarão divididos entre os períodos da manhã e da tarde, sendo que esses órgãos municipais terão a responsabilidade de proporcionar computador, internet e orientador para que os participantes que não possuem acesso a essa estrutura realizem o curso online.

“A vinda dos cursos presenciais e gratuitos para a Cidade reforça o trabalho desenvolvido pela Administração Municipal destinado às pessoas impactadas economicamente pela pandemia da covid-19. Trata-se de uma nova chance para essas pessoas terem alguma renda, além de ter uma experiência e uma nova qualificação em seu currículo”, disse o responsável pela Seai, Itamar Marciano.