A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande organizou plantio de mudas de Quaresmeiras, árvore símbolo da Cidade, para festejar o Dia da Árvore. A atividade, que contou com a participação de alunos do Colégio Atenas, ocorreu na Praça Pablo Picasso, no Bairro Maracanã, na terça-feira (21).
“Nossos alunos comemoraram o Dia da Árvore de uma maneira muito especial. Nós plantamos a árvore símbolo de nossa querida Cidade, a linda Quaresmeira. Foi um momento de muita alegria. Agradeço a parceria com a Secretaria de Meio Ambiente”, comentou a gestora do Colégio Atenas, Ilka Dayana de Lima.
O secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, Eduardo Serrano, destacou que o Dia da Árvore reforço junto a população a importância de preservar o meio ambiente, apoiar iniciativas de reflorestamento e, também, refletir sobre os hábitos de consumo. “Temos como objetivo incentivar o plantio de árvores, sensibilizar as pessoas para a proteção das espécies e conhecer os benefícios de uma cidade arborizada. É muito importante trabalhar esses conceitos ainda na base escolar, isso ajuda muito a incentivar a sustentabilidade da região”, disse.
Em Praia Grande, o corte e a poda de árvores sem avaliação técnica prévia são ações proibidas. O Município conta com a lei de arborização urbana (1875/2017) que regulamenta o corte de árvore isolado na Cidade. Quando há a necessidade invariável de supressão (retirada), é obrigatório desenvolver a compensação ambiental pertinente, como, por exemplo, o plantio de mudas.
“O morador que deseja remover alguma arvore deverá entrar em contato com a SEMA, e solicitar a autorização. Os procedimentos para a supressão em calçadas e em áreas particulares são diferentes. Para supressões nas calçadas, deve-se por regra plantar outra árvore no lugar, com espécies indicadas pela SEMA e para supressões em áreas particulares, se não for possível o plantio de novas mudas no próprio local, a doação de mudas ao Município precisa ser efetuada”, explicou o secretário.
Árvore Símbolo - Charmosa e fascinante, a Quaresmeira foi a ganhadora do projeto desenvolvido pela Sema, que buscava uma representante da biodiversidade arbórea para a Cidade. Agora, com 70,9% dos votos, ela foi escolhida pela população e é a Árvore Símbolo de Praia Grande, ficando a Aroeira com 15% dos votos e a Pata de Vaca com 14,2%. A campanha contou com o engajamento dos munícipes, no qual eles tinham que acessar o site da Prefeitura e votar entre as três espécies.
|