Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
29 de março de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
REVISÃO PLANO DIRETOR
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Força-tarefa é tema de reunião entre secretários de Praia Grande
Ação conjunta entre secretarias visa proporcionar mais sossego à população
27/9/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Secretários municipais de Praia Grande se reuniram na manhã desta segunda-feira (27) para compartilhar o balanço do último fim de semana de força-tarefa – trabalho que fiscaliza o cumprimento de medidas restritivas na Cidade e a perturbação do sossego público. O objetivo da reunião também foi alinhar um planejamento estratégico entre as pastas ativas nestes trabalhos a fim de proporcionar mais sossego à população praia-grandense.

Estiveram presentes na reunião os representantes das secretarias de Urbanismo (Seurb), Trânsito (Setran), Meio Ambiente (Sema) e Segurança Pública (Seasp), pastas que estão na linha de frente das forças-tarefas, atuando com o apoio da Polícia Militar.

Em todos os fins de semana, as forças-tarefas acontecem a fim de fiscalizar os comércios e residências em relação às ações que causem perturbação do sossego público, como ruídos e som alto. Nos últimos dias de trabalho, de 24 a 26 de setembro, as ações ocorreram nos comércios da Cidade. Ao todo, foram 13 infrações, 83 orientações e mais de 20 apreensões entre mesas, cadeiras, caixas de som, bicicletas, churrasqueira e veículo.

Todas as medidas tomadas seguem as portarias e legislações vigentes no Município. Em junho deste ano, por meio de portaria, os Guardas Civis Municipais passaram a fiscalizar e autuar imóveis particulares e qualquer gerador de perturbação de sossego, mesmo na impossibilidade de aferir o som excessivo com o sonômetro, aparelho de verificação de intensidade sonora.

Sendo assim, a irregularidade pode ser constatada através de denúncias registradas por escrito; Boletim de Ocorrência realizado pela Policia Militar, Civil ou Guarda Civil Municipal; solicitações telefônicas feitas aos órgãos públicos estaduais e municipais; ou ainda outros meios que comprovem a infração cometida.

Além disso, as ações da força-tarefa também permanecem focando em coibir ações irregulares nos comércios que estejam em desconformidade com a legislação criada para enfrentamento da pandemia da covid-19. As autuações seguem as últimas determinações do Plano São Paulo, permanecendo as obrigatoriedades das ações de distanciamento e a proibição de aglomerações, bem como os protocolos sanitários vigentes.

O Decreto Municipal nº 7309/2021 DE 2021, em seu Art.2º, também dispõe de medidas para enfrentamento da pandemia nos comércios, determinando que, para o funcionamento das atividades econômicas, é preciso manter o uso de máscaras de proteção facial, a disponibilização de álcool em gel, o distanciamento mínimo de 1 metro, além da vedação de aglomerações, seja no comércio ou residências. Todas as ações em desconformidade são passíveis de autuação por parte dos agentes envolvidos na fiscalização.

De acordo com o secretário de Assuntos de Segurança Pública, Maurício Vieira Izumi, a força-tarefa é uma importante ferramenta para manter a ordem e o sossego da Cidade. “Praia Grande é a 4ª cidade mais visitada do país, são 125 mil moradias de veraneio e deixar tudo organizado é um desafio. Por isso é necessária a presença da força-tarefa para tentar manter a boa convivência entre a população. Saímos pela Cidade buscando evitar excessos de barulhos, infrações de trânsito, questões de segurança, entre outros problemas que possam surgir”, disse.

Izumi ressaltou, ainda, a importância dessa ação conjunta das secretarias nas ações de força-tarefa. “Cada secretaria está observando o que deve fazer em relação ao seu papel. Antes, a força-tarefa estava focada na Secretaria de Urbanismo com o apoio das demais secretarias. Agora não, cada uma, no âmbito da sua competência e legislação, tem a sua própria missão. Isso nos ajuda a cumprir o propósito dos trabalhos com mais efetividade”.

Denúncias – Para denunciar perturbação do sossego público, basta ligar para os telefones 162, 190 e 153. Já as denúncias relacionadas ao enfrentamento da pandemia de covid-19 ou aglomerações indevidas, também devem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, no telefone 3496-2281 (opção 1) e no 162; ou junto a Guarda Civil Municipal, no telefone 153.







página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias