Plano de vacinação contra covid-19 de PG é tema de congresso de saúde da Baixada Santista

Secretário de Saúde Pública do Município ministrou palestra online

30/9/2021

O exitoso plano de vacinação contra a covid-19 desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande foi tema de palestra realizada nesta quarta-feira (29) pelo secretário de Saúde Pública (Sesap), Cleber Suckow Nogueira, durante o III Congresso Multidisciplinar de Saúde da Baixada Santista. Organizado pela Universidade Católica de Santos, em parceria com o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV), o evento foi realizado de forma online e contou com a participação de professores, estudantes e profissionais da área da saúde.

O secretário de saúde do Município explicou como foi desenvolvida a estratégia de vacinação na Cidade, que apresenta números positivos. Até o momento, Praia Grande já vacinou com a primeira dose 83% de seus moradores, tendo alcançado 100% da população adulta. Já em segunda dose, a Cidade imunizou completamente 57% dos munícipes, sendo 73% dos maiores de 18 anos.

Um dos pontos abordados foi a criação de polos de vacinação para não prejudicar o atendimento das Unidades de Saúde da Família (Usafas), que absorveram parte dos casos leves de síndromes respiratórias durante a pandemia. “Nós optamos por polos que não fossem ligados a uma unidade de saúde, por isso escolhemos ginásios e sedes do Conviver, que estavam com suas atividades suspensas pela pandemia. Estruturamos seis polos espalhados estrategicamente pelo Município para atender a demanda conforme a chegada das vacinas. Com isso, evitamos problemas de contaminação cruzada e outras questões que afetariam as unidades”, destacou o secretário.

A palestra contou com perguntas dos participantes. Foram respondidos temas relacionados aos desafios da saúde em um cenário de retomada e a importância de esclarecer e incentivar a população a tomar as vacinas. Na oportunidade, o secretário Cleber Suckow Nogueira também apresentou as estratégias de atendimento contra a covid-19, que ajudaram no combate à pandemia, entre elas o sistema de monitoramento telefônico de pacientes Acolhe PG, por meio do número 162.

“Utilizamos muitos profissionais que estavam afastados com alguma comorbidade e restrição temporária por causa da pandemia, para fazer o acolhimento de pessoas com síndromes respiratórias pelo Acolhe PG. No telefone, a pessoa liga e recebe esclarecimentos sobre vacinação e, caso apresente sintomas de síndrome respiratória, dependendo do relato nesse contato, é agendada consulta em uma unidade ou a pessoa é encaminhada para um pronto-atendimento. Essa sistemática salvou e está salvando muitas vidas em Praia Grande”, comentou.