Servidores públicos indicados de diversas secretarias municipais e representantes do terceiro setor deram inicio às aulas do Treinamento de Líderes (TOL) para Formação de Coalizões Comunitárias, que tem como objetivo treinar agentes multiplicadores para que estes criem coalizões antidrogas na Cidade.
A iniciativa, promovida pela Associação Pró Coalizões Comunitárias Antidrogas do Brasil, afiliada à Cadca (Community AntiDrug Coalitions of America), visa a efetiva redução nos índices de abuso de substâncias como drogas ilegais e álcool nos Municípios, contando com o apoio de pessoas que podem, com o devido treinamento, criar uma rede de proteção e conscientização junto à população.
Por meio da formação de representantes de diferentes setores da sociedade, é possível replicar o que foi aprendido sobre o tema e criar coalizões antidrogas a fim de desenvolver planos, políticas e estratégias que visam reduzir as taxas de consumo de substâncias dentro das comunidades.
Estiveram presentes no primeiro dia de capacitação, os membros dos Grupos de Trabalho de diversos municípios, como Praia Grande (com 15 participantes), Arapeí, Bananal, Cachoeira Paulista, Cubatão, Lavrinhas, Porto Feliz, São José do Barreiro, São Lourenço e Recife. Entre os temas abordados, foi explicado o que é uma coalizão, apresentado o modelo de saúde pública para prevenção, o processo de planejamento e diagnóstico comunitário, entre outros.
Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, mediador da articulação da iniciativa no Município, é de extrema importância contar com pessoas que, além de absorverem essa demanda, possam agir como multiplicadoras de boas iniciativas. “O combate às drogas e ao álcool é um trabalho delicado e precisa de uma rede de apoio. É nosso papel, como servidores da população, proporcionar o máximo de auxílio possível”, disse.
Treinamento de líderes - A capacitação acontece de maneira online por intermédio do Cadca, todas as quartas-feiras até o dia 27 de outubro, sempre a partir das 18h30.
|