Acolhe PG é destaque em congresso de saúde da Baixada Santista

Central telefônica tem sido usada no monitoramento da covid-19

6/10/2021

O monitoramento de pacientes sintomáticos respiratórios da covid-19 feito durante a pandemia em Praia Grande foi destaque no III Congresso Multidisciplinar de Saúde da Baixada Santista. O secretário-adjunto da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande, José Isaias Costa Lima, palestrou na sexta-feira (1) para professores, estudantes e profissionais da área da saúde em evento online organizado pela Universidade Católica de Santos, em parceria com o Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS-IV).

A apresentação foi focalizada no Acolhe PG, a central telefônica que se tornou um case de sucesso praia-grandense. Uma equipe técnica capacitada realiza o acompanhamento dos pacientes sintomáticos e positivos, em conjunto com as equipes de saúde da família. São verificados os sintomas e a manutenção do isolamento domiciliar. Tudo é registrado no ambiente de monitoramento do sistema municipal de informação SAUDETECH.

“O Acolhe PG se mostrou uma ferramenta tão bem sucedida que decidimos ampliar o seu uso para outros atendimentos, como comunicar aos pacientes o agendamento de consultas de especialidades e procedimentos, realizar o acompanhamento de gestantes de alto risco, com interlocução com as equipes de saúde da família, entre outras ações”, comentou o secretário-adjunto.

O Acolhe PG efetuou, de abril de 2020 até o começo de outubro, mais de 345 mil ligações de monitoramento de sintomáticos respiratórios e pacientes positivos. Também foram atendidos mais de 95 mil telefonemas de usuários.

Congresso – No mesmo congresso, o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, palestrou no último dia 29 de setembro sobre o exitoso plano de vacinação contra a covid-19 desenvolvido pela Prefeitura.