A nova versão do sistema digital de notas e frequências para a Rede Municipal de Ensino de Praia Grande foi apresentada na sexta-feira (8). O serviço vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Planejamento (Seplan) de acordo com as necessidades da Secretaria de Educação (Seduc) e a previsão é que esteja em funcionamento nas escolas do Município no ano de 2022.
O sistema é mais um passo do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Praia Grande para a transformação digital nos serviços públicos. O principal objetivo da informatização de notas e frequências é garantir o fácil acesso das informações a professores e servidores das unidades escolares. O projeto auxiliará a Seduc nas classes de Ensino Fundamental 1, Fundamental 2 e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Na prática, o sistema servirá como um diário de classe, com informações organizadas e integradas, facilitando a busca das referências como lista de alunos, número de matricula, frequência diária, mensal e trimestral, além de espaço reservado para professores organizarem conteúdo das aulas, observações e avaliações das turmas.
De acordo com a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, o principal destaque é a facilidade que o digital proporcionará: “O professor poderá acessar ao sistema da escola, de casa e até do celular, basta acesso à internet. O projeto está sendo elaborado para se adequar as necessidades dos professores e da Seduc e, mesmo após a implantação, a Seplan continuará à disposição para fazer ajustes sempre que a Seduc achar necessário”.
O projeto piloto do sistema digital será instalado em uma unidade municipal de ensino no início do mês de novembro. Antes da implantação, técnicos da Seplan farão o treinamento com os servidores para a utilização, com uma simulação de todas as funcionalidades do sistema. Além disso, a Secretaria de Educação está em fase implantação de Wi-Fi nas unidades municipais de Educação.
A secretária de Educação, Maria Aparecida Cubilia, destacou: “Sem dúvidas, o sistema é importante e vai simplificar a integração do trabalho nas escolas, entre professores e secretaria, facilitando o serviço do dia a dia, mas destaco que um ponto de extrema relevância é a garantia da segurança das informações. Tudo deve ficar registrado sem perda de conteúdo”.
|