Palestra do Outubro Rosa reforça cuidados com saúde da mulher

Voltado aos servidores, encontro foi realizado na sexta-feira (15)

15/10/2021

Servidores públicos municipais participaram de uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, realizada na sexta-feira (15), no auditório Jornalista Roberto Marinho, Bairro Mirim. Com a participação de médicas e profissionais da área da Saúde, o encontro reforçou os cuidados não apenas com o câncer de mama, mas também com toda a Saúde da mulher. Cerca de 100 pessoas participaram.

As médicas Mariana de Almeida Tavares e Ana Cristina e a psicóloga Ana Cristina Zordan Yonamine aproveitaram o momento de alusão à Saúde para reforçar também outros cuidados direcionados especialmente para o público feminino.

Além do câncer de mama, outras ocorrências da doença também são responsáveis por grandes quantidades de mortes femininas. Em paralelo a isso, doenças cardiovasculares e endócrinas, somadas, matam muito mais do que o câncer de mama. Diversos transtornos mentais também foram abordados.

De acordo com a diretora da Divisão de Treinamento e Capacitação da Sead, Camila Mariane, a realização do encontro já e tradicional no mês de outubro. “NO ano passado não podemos fazer nada, mas esse ano conseguimos. Queremos conscientizar nossos servidores a cuidar da saúde, focar na prevenção. O estilo de vida ameniza riscos futuros”.

Mobilização – Em referência ao mês, os servidores da Secretaria de Administração (Sead) foram trabalhar vestidos com roupas na cor rosa.

Novembro Azul – No próximo mês a mobilização será voltada aos homens, dentro do movimento Novembro Azul, cujo foco é a prevenção do câncer de próstata.