Prefeitura de Praia Grande trabalha para inovar e melhorar todos serviços digitais

Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação vem sendo desenvolvido na Cidade

20/10/2021

Com o objetivo de melhorar as ferramentas de tecnologia e desburocratizar diversos serviços municipais, a Prefeitura de Praia Grande está em fase de desenvolvimento do Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), que terá vigência de dezembro de 2021 até dezembro de 2025.

A Administração praia-grandense instituiu uma comissão que, desde maio deste ano, prepara o projeto. O grupo é composto por servidores das Secretarias de Planejamento, Administração, Assuntos de Segurança Pública, Educação, Saúde e Gabinete. A comissão de Tecnologia da Informação foi criada com a finalidade de definir estratégias, planos e políticas de tecnologia no âmbito do município. O tema é um dos pontos medidos pelo Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), um indicador de processo que mensura o grau de aderência da gestão pública a determinados processos e controles.

Além de elaborar o Plano de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC), alinhado ao Plano Plurianual (PPA), Plano de Governo e demais estratégias municipais, e acompanhar periodicamente a implantação do projeto, propondo adequações quando necessário, a comissão visa estabelecer as estratégias necessárias para a política interna de tecnologia da informação e comunicação na Cidade; propor meios para incorporar o uso da tecnologia às rotinas da administração, buscando otimização de recursos e melhores resultados; estimular a oferta de serviços digitais ao cidadão de forma a ampliar o acesso da população; e alinhar diretrizes e ações para o alcance da transformação digital preconizada pelo Governo Federal.

Para a secretária de Planejamento e membro da comissão, Eliana Cristina Jeronimo Ferreira, o plano vem sendo desenvolvido com o objetivo de desburocratizar os serviços municipais. “A tecnologia é capaz de melhorar os resultados dos serviços prestados à população, com economia e sustentabilidade. E é esse nosso papel, entregar ferramentas inovadoras, garantindo que os investimentos em tecnologia sejam bem aplicados e proporcionem facilidade, agilidade e qualidade no atendimento à população”.

Reunião – A comissão municipal de TI criou um plano de trabalho, com objetivos e estratégias a serem seguidas durante o desenvolvimento. A elaboração do Plano se dá por três etapas: preparação, diagnóstico e planejamento. Uma reunião para tratar do tema ocorreu na tarde de terça-feira (19), e apresentou a situação atual, que está em fase de diagnóstico, conhecendo o cenário atual, identificando as necessidades de todas as áreas em relação a Tecnologia da Informação e Comunicação. O próximo passo é estudar essas necessidades, unificar e definir as prioridades. Ou seja, quais serão transformadas em metas nos próximos anos na Cidade. Facilidade e agilidade na prestação dos serviços e a transformação dos sistemas e processos digitais estão entre as metas.