Praia Grande apresenta previsão orçamentária de 2022

Orçamento total do ano que vem será de R$ 2.026.577.566,00

28/10/2021

A Prefeitura de Praia Grande apresentou a previsão orçamentária de 2022 em Audiência Pública na Câmara Municipal na quarta-feira (27). De acordo com o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA), a previsão é que o orçamento do ano que vem seja de R$ 2.026.577.566,00, sendo R$ 1.864.366.962,00 para a Administração direta (Prefeitura e Câmara) e R$ 162.210.604,00 para a Administração Indireta (Instituto Municipal da Previdência - IPMPG).

Além da manutenção dos serviços públicos, o orçamento vai garantir consideráveis investimentos no Município nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, mobilidade, cultura, esportes e outras. A audiência foi aberta ao público e contou com a presença dos vereadores que apresentaram diversos questionamentos, todos respondidas por representantes das secretarias municipais.

Na área da saúde pública, os principais investimentos serão: a implantação da base descentralizada do SAMU no Maracanã, a finalização da reforma do Hospital Irmã Dulce e a nova Unidade do Pronto Atendimento Guilhermina. Na área de educação, ampliação de diversas unidades de ensino infantil e fundamental e construção de outras nos bairros Melvi, Caiçara, Quietude e Vila Sônia. No esporte o destaque é a concessão de bolsas para atletas de alto rendimento, além da construção de pier flutuante no Portinho e reforma de equipamentos esportivos, como o centro de judô.

Na área de cultura e turismo, modernização do teatro e implantação da Casa do Artesão. Em serviços urbanos, está prevista a implantação de novos ecopontos. Para a juventude, a revitalização das pistas de esportes radicais da Aviação e do Quietude. Em Infraestrutura e mobilidade, implantação de corredores de ônibus nas marginais, pavimentação e drenagem do bairro Princesa e recuperação do trecho do canal Acaraú, no Nova mirim, reforço hidráulico do canal Vila Sônia e a reformulação do Sistema de Drenagem das Praças A tribuna e Parceria, próximo ao Palácio das Artes.

Além disso, o orçamento do ano que vem prevê a desburocratização de serviços, expansão dos canais de atendimento ao contribuinte, modernização da fiscalização ambiental e ações para garantir a destinação correta dos resíduos da construção civil.

De acordo com a secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção da audiência é trazer explicações a respeito da Lei Orçamentária Anual. “Esta é a última e mais importante etapa do processo de confecção do orçamento, pois é a que detalha onde serão aplicados os recursos do Município no ano subsequente. Além de cumprir todos os limites exigidos pela Constituição Federal, Praia Grande sempre ouve a população nesse processo de elaboração. Este ano a participação popular ocorreu de abril a julho, através do site da Prefeitura. Em resumo, mais uma vez apresentamos um orçamento responsável, planejado com todas as secretárias envolvidas, levando em conta os reflexos desse momento pós pandemia. Além da manutenção da qualidade dos serviços públicos, a Administração praia-grandense planeja investimentos significativos para 2022”.

LOA – O Executivo encaminhou a peça orçamentária do Município ao Legislativo no final do mês de setembro e após essa etapa de audiência, a proposta deve ser pautada para votação do legislativo e devolvida para sanção ao Executivo, dentro do prazo estabelecido pela Lei Orgânica, que é 30 de novembro.