A dona de casa, Maria José Félix, de 52 anos, resolveu aplicar tudo o que aprendeu num curso de bijuteria para virar empreendedora. As aulas foram ministradas no PIC Sítio do Campo, no mês de outubro. Agora ela vende suas peças e amplia sua renda doméstica. Quase ninguém conhece Maria pelo nome, mas sim pelo apelido: Déda.
Nas aulas, ela aprendeu a usar diversos materiais, com cores, texturas e formatos diferente na criação de colares, pulseiras, anéis, acessórios para celular e muitas outras peças. As amigas gostaram do resultado das aulas e a incentivavam a vender. O primeiro lote de peças que colocou à venda tinha cerca de 30 peças, feitas com materiais como barbante, pérolas, miçangas e bambu.
“Dona de casa não tem renda. Queria melhorar minha condição e vi nesta chance uma boa oportunidade de ganhar meu dinheiro”, explica Déda.
Surpresa - Essa não foi a primeira vez que Déda aproveitou uma oportunidade oferecida no Município. No PIC aprendeu a costurar e com esse conhecimento criou seu próprio expositor para as bijuterias. E justamente esta outra aptidão acabou chamando a atenção dos clientes.
Enquanto Déda mostrava suas bijuterias nas redes sociais, muitas pessoas gostaram do expositor de tecido feito por ela e encomendaram a peça. Agora, além de vender os acessórios, vende também os serviços de costura.
“Fiquei muito surpresa com essa situação. Até recebi um convite para expor minhas peças em uma feira de artesanato”, comemora.
Empreendedorismo – Déda também participou de aulas sobre empreendedorismo, que a ajudaram a entender como divulgar melhor seus produtos.
“A gente sai da condição de dona de casa e passa a interagir com a sociedade, como empreendedora. Parto do princípio do olhar de gratidão a todas as oportunidades que a Cidade me dá”.
Conheça a página da empreendedora @deda.felix no Instagram.
|