Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
2 de dezembro de 2021

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JORI 2018
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande prepara pacote de ações para o verão 2021-2022
Município completa em janeiro 55 anos de emancipação e anuncia diversas ações à população e turistas
18/11/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande prepara mais uma temporada de verão promissora para economia e turismo, mantendo sempre a organização. A Cidade, que completa 55 anos no dia 19 de janeiro, anuncia diversas ações que vão desde a realização de eventos de estímulo à cultura e o turismo, como a intensificação dos serviços públicos durante os meses de dezembro de 2021 a fevereiro de 2022, garantindo uma retomada econômica ainda mais forte. O calendário completo está sendo definido pela Administração Municipal e será divulgado nos próximos dias nos canais oficiais da Prefeitura. As ações abrangem diversas áreas como Cultura, Turismo, Esportes e Lazer, Serviços Urbanos, Segurança, Saúde, Habitação, Educação, Finanças e outros.

Em Cultura e Turismo, a Cidade prepara o Natal Encantado, uma linda festa natalina de celebração e valorização da vida, da fé e do amor. A Cidade contará com 11 árvores de Natal distribuídas em diversos pontos. Além da decoração, a Cidade prepara a apresentação do espetáculo Aleluia para o Novo Rei – Auto de Natal, que acontecerá no Teatro Serafim Gonzalez, em quatro sessões, de 25 a 28 de novembro. O Município segue todas as diretrizes do Plano São Paulo de enfrentamento à Covid.

Para o Réveillon, Praia Grande realizará uma queima de fogos inesquecível a moradores e turistas, com uma mistura de cores e emoções, de sem ruídos sonoros (sem estampidos), dando boas-vindas a 2022. O município também prepara a “Estação Verão Show”, o maior festival de música e entretenimento da região, com shows aos finais de semana de 1º janeiro a 5 de fevereiro, no Kartódromo Municipal e em três espaços multiuso da Cidade (Quietude, Caiçara e Samambaia).

Além disso, outro evento tradicional durante a temporada de verão em Praia Grande é o “Estação Verão Praia”, que nesta temporada a Cidade contará com dez arenas, distribuídas em diversas praias, contemplando toda a orla. As arenas começarão a funcionar em 18 de dezembro e seguirão até o fim do carnaval, com temáticas que variam entre arena geek, radical, melhor idade, sustentável, esportiva, infantil e multiuso.

Outra opção de diversão neste verão será a visitação aos Espaços Kids na orla, que oferecem brinquedos interativos, mesas para desenho, entre outros atrativos, para crianças de até 12 anos. Os espaços funcionam de terça a domingo, das 10 às 17h45, mediante agendamento por meio do site turismo.praiagrande.sp.gov.br e por QRCode instalado no local.

Já o Bazar de Natal, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, colocará à disposição da população mais de 300 itens confeccionados pelos voluntários. São produtos feitos manualmente, como enfeites para casa, roupas para bebês e peças natalinas. No Bazar também serão vendidos os tradicionais panetones confeccionados no Fundo Social. O evento acontece no início do mês de dezembro, no Palácio das Artes.

Quando o assunto é Esportes, além de diversos campeonatos nas arenas esportivas, a Cidade organiza o lançamento do SuperEsporte de Basquete, Canoagem e Vela; estuda a realização de regata municipal e passeio ciclístico, além de se preparar para sediar o Campeonato Paulista de Vôlei de Praia.

E para garantir que munícipes e turistas desfrutem dos momentos de lazer com tranquilidade, a Cidade tem se planejado também com várias ações de reforço na área da segurança pública. A Operação Verão, que será de dezembro até o final do carnaval, deverá contar com 500 agentes da Polícia Militar, Rodoviária, Grupamento Aéreo e Bombeiros, além da contratação de cerca de 45 Guarda-Vidas temporários. A Guarda Civil Municipal, que vai celebrar os 20 anos de existência, desenvolverá a operação Guarda Verão, com intensificação no patrulhamento e videomonitoramento, além da redução de férias e folgas dos agentes.

A maior parte do efetivo trabalhará em patrulhamento comunitário integrado em viaturas (automóveis, motocicletas e carros elétricos). Nos pontos mais sensíveis, em bairros e na orla da praia, por vezes serão instaladas bases móveis e fixas para servir de referência aos munícipes e turistas. Os grupamentos de Guarda Costeira, Guarda Ambiental, ROMU (Rondas Ostensivas Municipais), Grupamento de Trânsito e Defesa Civil também intensificarão os atendimentos. No Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe), as quase 3 mil câmeras auxiliarão os agentes de segurança a cumprirem suas missões, incluindo o sistema de “Cerco Eletrônico”, responsável pela redução dos índices criminais. Isso sem falar das forças-tarefas, que atuarão no resguardo da paz e do sossego da população.

A limpeza da orla também terá uma atenção especial durante o verão. A partir de 15 de dezembro, a ação será intensificada com aproximadamente 500 funcionários atuando exclusivamente na limpeza da praia, sempre a partir das 19 horas. Na orla, serão instaladas também caçambas de 1.000 litros que somadas às lixeiras do calçadão poderão ser utilizadas para o descarte do lixo dos frequentadores da praia. A ação intensificada deve seguir até dia 31 de janeiro. Além disso, durante o Réveillon 2021/2022, serão aproximadamente 700 funcionários atuando nas primeiras horas do dia 1º de janeiro, com o auxílio de aproximadamente 50 caminhões e 30 maquinários específicos.

A Educação Ambiental também estará presente em ações da Secretaria de Meio Ambiente que prevê a realização do projeto Verão Consciente, com tendas itinerantes em espaços públicos como praia e parques, entre outras ações.

Os serviços viários também serão intensificados. As equipes de trânsito de Praia Grande intensificarão as ações de fiscalização e orientação junto a moradores e turistas, com reforço nos patrulhamentos e atendimento 24 horas na linha 0800-7720194. O setor ainda prestará apoio em operações especiais na alta temporada e realizará travessias seguras em locais de grande fluxo de pedestres e veículos, como pontos turísticos, orla e arredores das atrações musicais e culturais. Toda a sinalização viária já foi revista e revitalizada nos principais pontos da Cidade. Visando a ordem e a segurança no trânsito neste período, as equipes atuarão com quadro de funcionários completo, com folgas e férias dos servidores do setor remanejadas.

A fiscalização de entrada irregular de ônibus e micro-ônibus em Praia Grande contará com o retorno da Operação Hermes. Durante os trabalhos, serão realizadas blitz, com equipes do setor de Transporte, Trânsito e Segurança Municipais nos principais pontos da Cidade. A intenção é evitar irregularidades e fomentar o comércio local. Em Praia Grande, a entrada de veículos de fretamento turístico é permitida somente para quem possui estadia comprovada em estabelecimentos hoteleiros e similares. A autorização só pode ser solicitada pelo estabelecimento hoteleiro.

A Secretaria de Finanças prepara um Plano de Ação para Atendimento Ampliado (PAAA) na Prefeitura durante as férias de verão, que consiste em intensificar os atendimentos nos guichês, além de telefone e WhatsApp nas sextas, segundas-feiras e datas próximas a feriados, quando a Cidade recebe muitos veranistas e também contribuintes que desejam regularizar as finanças municipais. A frente de atendimento da Sefin será intensificada e as divisões internas prestarão apoio com suporte telefônico, email e WhatsApp, ampliando o número de atendentes e, consequentemente, os atendimentos em cerca de 50%. Além disso, novos totens de autoatendimento “PG Online” serão instalados no espaço que abriga o Poupatempo, Banco do Povo e PAT, no estacionamento do Litoral Plaza Shopping, disponibilizando todos os serviços online da Prefeitura Municipal, inclusive impressões gratuitas de boletos e certidões.

Na habitação está prevista a entrega de 500 títulos de regularização fundiária pelo programa Dono do Lote, além do lançamento do programa Casa Legal, que inicialmente regularizará 200 edificações, chegando a 12 mil durante a gestão. O programa Tudo de Cor realizará a pintura em diversos conjuntos habitacionais.

A educação de Praia Grande não fica de fora das ações de verão. O Setor realiza eventos como Mostra de educação, Prêmio Professor, entrega de medalhas das Olimpíadas Brasileira de Astronomia e de Matemática das Escolas Públicas e prepara a entrega da ampliação das Unidades Municipais de Ensino Newton de Almeida Castro e Sebastião Tavares. Também haverá a inauguração de uma Escola de Educação Infantil no bairro Boqueirão.

A Secretaria de Urbanismo (Seurb) realizará a Operação Verão fiscalização de posturas e comércio irregular em Praia Grande. As ações são realizadas pelas equipes da Subsecretaria de Controle Urbano (Contru), setor ligado a Seurb.A fiscalização e agirá diariamente ao longo de toda a orla da praia. Nos finais de semana as equipes promoverão ações especiais, nos períodos da manhã, tarde e noite.

Já a área da saúde reforçará as equipes de atendimento nas unidades de urgência e emergência, inclusive no SAMU. O objetivo é que com mais profissionais, as unidades ampliem a capacidade de atendimento, garantindo a qualidade dos serviços de saúde para munícipes e turistas. Além dos espaços de Pronto-Atendimento, Hospital para síndromes respiratórias e Complexo Hospitalar Irmã Dulce, a Cidade possui ainda as 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas), que cobrem 100% do território praia-grandense garantindo a integralidade da assistência à saúde, com foco na atenção preventiva. Outro recurso importante da Cidade é a Acolhe PG, central telefônica que, por meio do número 162, atende munícipes com dúvidas ou algum sintoma de síndrome respiratória e faz o monitoramento diário dos pacientes. Graças a esse trabalho integrado, 97% de munícipes com coronavírus já foram curados, um dos melhores índices do Estado. A central também atende a população para informações de outros serviços de saúde, como acompanhamento de gestantes de risco, controle de aviso de agendamento de consultas e exames, contando também com o disk amamentação. Além disso, em Praia Grande a vacinação contra a covid-19 seguirá diariamente no Ginásio Rodrigão durante toda a temporada de verão. Praia Grande contará também com ações integradas de saúde em diversos serviços especializados, inclusive com atendimento 24 horas no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, além da ampliação da oferta de exames e consultas especializadas..


Aniversário da Cidade – Praia Grande comemora 55 anos de emancipação político-administrativa no próximo dia 19 de janeiro e prepara uma série de ações para comemorar a data com lazer, esporte, diversão, história, saúde e segurança. “Celebrando a Vida” será o tema da já tradicional Caminhada dos Emancipadores deste ano, que não ocorreu em 2021 em virtude da pandemia. Com respeito aos que partiram e em homenagem aos que trabalharam na linha de frente de combate, o evento marca a manhã de aniversário da Cidade. A tradicional homenagem aos emancipadores inicia o dia, que encerra com show especial no Kartódromo. Mais detalhes da programação de aniversário serão divulgados nos próximos dias.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias