Procon PG orienta população sobre Black Friday

Objetivo é oferecer dicas para evitar fraudes em promoções e descontos

19/11/2021

Com objetivo de orientar o consumidor sobre seus direitos e deveres, especialmente neste momento que antecede a Black Friday, quando as principais lojas de todos os segmentos realizam descontos exclusivos, o Procon de Praia Grande fornece algumas dicas para os consumidores da Cidade.

As sugestões são relacionadas principalmente às compras feitas na internet e redes sociais. É importante que o consumidor tenha cautela e pesquise antes da compra, principalmente para não cair em golpes e falsas ofertas.

De acordo com a coordenadora do Procon Praia Grande, Andrea Rodrigues, o objetivo é oferecer dicas para que os munícipes possam aproveitar as promoções da melhor forma possível, evitando golpes. “É preciso estar atento a algumas questões para aproveitar o período de compras com segurança. Um direito do cidadão que deve ser lembrado é que as promoções não eliminam as normas que uma loja deve seguir. A Black Friday deve cumprir todas as regras básicas do Código de Defesa do Consumidor”.

O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, ou outro desrespeito ao direito do consumidor, pode registrar sua queixa no Procon Municipal, na Rua Jaú, 880, sala 72, Boqueirão, no horário das 9h às 11h e das 13h30 ás 16:h30 ou por e-mail procon@praiagrande.sp.gov.br.

Atendimento - Desde o início do ano de 2021, a unidade do Procon-PG registrou quase 3 mil atendimentos, sem contar as orientações para sanar as dúvidas de consumidores. Entre as principais manifestações estão: 1024 relacionadas a assuntos financeiros (crédito consignado sem autorização do consumidor, problemas bancários); 664 reclamações de produtos (prazo de entrega, produtos com vício, preços e garantia); 527 questionamentos de serviços essenciais (agua, luz, telefonia e internet); 539 sobre serviços privados (contratos e cursos); 94 manifestações relacionadas à saúde; 46 de habitação e 13 de alimentos.

Confira as principais dicas do Procon-PG:

1. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais, especialmente de lojas que você desconhece.

2. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público.

3. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária/ PIX.

4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico. Não esqueça de verificar o botão de identidade do site que aparece no canto da barra de endereço (cadeado indicador da conexão segura).

5. Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br.