Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
18 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Biólogas da Sema concluem curso de pós-graduação em Arborização Urbana
Curso foi ministrado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
23/11/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A biólogas da Secretaria de Meio Ambiente de Praia Grande (Sema), Mariane Laurentino dos Santos Ferreira e Elaine dos Santos Rovati, foram homenageadas na segunda-feira (22), pelo secretário da Sema Antonio Eduardo Serrano. “A dedicação e esforço da Mariane e Elaine são exemplos a serem seguidos. Apesar de toda a pressão das ações diárias, profissional e no âmbito particular, continuam em busca do conhecimento e aperfeiçoamento: completaram o curso de pós-graduação em Arborização Urbana na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). O conhecimento que elas adquiriram será importante para a continuidade dos projetos que estamos desenvolvendo e nos ajudará muito em nosso objetivo maior, que é a melhoria na qualidade de vida na Cidade”.

Como explicou Mariane, que é chefe de sessão de programas socioambientais da Sema, um grande diferencial do curso, além do conteúdo, é claro, foi a troca de experiências. “Participaram representantes de vários municípios de todo o Brasil, como Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e outros. Pudemos constatar que a arborização de áreas urbanas é um problema comum nas grandes cidades e que há uma grande preocupação em se buscar alternativas para minimizar e os problemas decorrentes desta deficiência”. Elaine, que é diretora de normatização, controle e licenciamento da Sema, concordou com Mariane e complementou: “Esse conhecimento e experiência trouxe uma nova forma de entender a situação dos municípios com maior concentração de pessoas e mudou mesmo a forma de analisar projetos e/ou ações relacionadas à arborização da Cidade”.

Entre os novos planos idealizados, destaque para a realização de estudos sobre a temperatura superficial em Praia Grande, mais conhecido como “Mapas de Calor”: “Pretendemos fazer uma análise bairro a bairro em Praia Grande, identificando aqueles que mais sofrem com o calor. Geralmente este aquecimento excessivo está ligado à uma deficiência na arborização. Com esta constatação poderemos priorizar ações nos bairros, minimizando o problema. Temos que pensar no planejamento da Cidade. Praia Grande tem uma arborização relativamente nova, mas é preciso estar atento para a distribuição proporcional da arborização, os cuidados e as melhores espécies a serem plantadas, além, é claro da preservação dos exemplares espécimes existentes”, enfatizou.

Já Elaine citou a importância dos conhecimentos adquiridos para a elaboração do Plano de Arborização Urbana de Praia Grande, um dos projetos que a Sema está desenvolvendo: “Esta experiência nos permitiu melhorar a base de conhecimento técnico para elaboração do Plano. Estramos buscando agora uma parceria coma Universidade para que possamos desenvolver ainda mais estudos e análises, de forma que consigamos desenvolver um plano moderno e que atenda à necessidade de nosso município”.

Um dos objetivos da Sema é incentivar o plantio de árvores nas áreas urbanas, sensibilizando todos os munícipes para a proteção das espécies nativas do bioma Mata Atlântica e conhecer os benefícios de uma cidade arborizada. Caso os munícipes tenham interesse em realizar o plantio em frente suas residências, podem enviar suas solicitações por meio do telefone 162 da ouvidoria municipal ou internet: http://ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br. A mesma será encaminhada para a Secretaria de Meio Ambiente, para verificação da viabilidade técnica do calçamento para atendimento.

Para informações adicionais sobre arborização e outros temas ligados ao meio ambiente, basta ligar direto na Sema por meio do telefone 3496-5731 ou 5733, ou consultar a Cartilha de Arborização Urbana, disponível no link http://www.cidadaopg.sp.gov.br/imprensa/arquivos/sema/cartilha_arborizacao_urb_2018.pdf.

Ações - Praia Grande tem demonstrado cada vez mais preocupação com as questões ambientais. A Cidade vem participando de campanhas, como a ação global ‘Hora do Planeta’. Outras medidas já são adotadas, como a intensificação na fiscalização de áreas de preservação ambiental, Operação Caça-Esgoto além de discussões sobre zoneamento ambiental e atividades de conscientização sobre o tema.

Outros destaques – Também fazem parte das ações na Cidade o aumento da coleta seletiva, novos Ecopontos, reuso da água, destinação correta de resíduos da construção civil (RCC), arborização planejada, educação ambiental, proteção aos animais, destinação final de resíduos orgânicos, balneabilidade das praias, fiscalização centralizada, combate à poluição sonora e concursos sobre o meio ambiente.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias