Praia Grande recebe 10 novos ônibus para as linhas municipais

Com a renovação da frota, a idade média dos veículos passa a ser de 2,7 anos

23/11/2021

Novos e modernos ônibus estão sendo incorporados às linhas municipais com a entrega de 10 novos veículos, pela concessionária Viação Piracicabana, na tarde desta terça-feira (23), que substituirão modelos mais antigos. Os veículos novos possuem tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera (cerca de 5 vezes menos), ar-condicionado, wi-fi, acessibilidade completa e tecnologia antiviral e antibacteriana. Com a renovação da frota, a média de vida útil dos ônibus na Cidade passou a ser de 2,7 anos, valor muito abaixo do previsto contratualmente, uma vez que a concessionária deve manter, durante a vigência da concessão, a frota com idade média de pelo menos cinco anos.

São 10 modelos convencionais, com cerca de 42 lugares que serão utilizados nas 14 linhas municipais. Até junho de 2021, a idade média dos ônibus era de 3,5 anos, quando novos veículos também tinham sido entregues ao sistema e a Cidade passou a contar com ônibus de idade média de 3 anos. Atualmente, a frota de ônibus municipal conta com 89 veículos.
Acessibilidade – Os novos veículos contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Menos poluente – Os ônibus são da marca Mercedes Benz, são modelos movidos a Biodiesel e, como diferencial, contam com a nova tecnologia Euro 5, com menor emissão de gases poluentes na atmosfera, com o agente regulador ARLA 32. Estes veículos são preparados para atender os novos limites de emissão de gases de acordo com a legislação PROCONVE P7, pois o abastecimento é exclusivo com diesel S10 (com Biodiesel B13 na sua composição), combustível que, quando comparado ao óleo diesel 100% mineral, é capaz de reduzir a emissão de Carbono (CO2), além de não produzir outros gases poluentes e agressivos à saúde.

Antiviral – Assim como os demais veículos em funcionamento no sistema de transporte municipal, os novos ônibus também contam com dispenser para álcool em gel. Além disso, todos os balaústres e pega-mãos já contam com acabamentos antimicrobianos para garantir a desinfecção dos locais de contato das mãos e reduzir os riscos de contaminação por vírus e bactérias.

GPS – Os veículos são equipados com computador de bordo, GPS e bilhetagem eletrônica. Além disso, todos estão conectados ao sistema “Quanto tempo falta”, aplicativo que permite consultar a localização, em tempo real, de toda a frota e acompanhar a previsão de chegada nos pontos de parada, consultar itinerários, traçar rotas e comprar créditos.
Os novos veículos possibilitam também a conexão com a telemetria, sistema que permite o acompanhamento de como os veículos estão sendo conduzidos e também previne ocorrências mecânicas que poderiam interromper a viagem.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, explicou que a Administração Municipal sempre busca oferecer mais conforto, acessibilidade e alta tecnologia no transporte público da Cidade. “Além de sempre buscarmos formas de modernizar o sistema, os novos veículos ainda trazem muitos benefícios ao meio ambiente. A Prefeitura, aliada à concessionária, está sempre em busca de um serviço de muita qualidade à população. Ao longo dos anos, muitos trabalhos foram realizados e essa modernização do sistema é um complemento a isso”.

O diretor da Viação Piracicabana, Alceu Cremonesi Junior, explicou que a modernização dos ônibus é um fator importante para a qualidade do transporte em Praia Grande. “Atualmente, toda a frota de ônibus municipais tem tecnologia avançada, o que beneficia diretamente a logística do transporte coletivo de passageiro”, explicou.