Procon PG orienta população na Black Friday

Órgão de defesa do consumidor oferece dicas para que munícipes evitem fraudes

25/11/2021

O órgão de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon) de Praia Grande está à disposição da população de Praia Grande nesta Black Friday, dia 26 de novembro. O objetivo é orientar os consumidores sobre seus direitos e deveres neste momento em que as lojas realizam promoções.

O Procon orienta que o consumidor que se sentir lesado ou tiver problema relacionado a compras durante a Black Friday, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa, atraso na entrega, ou outro desrespeito ao direito do consumidor, pode registrar sua queixa no Procon Municipal, na Rua Jaú, 880, sala 72, Boqueirão, no horário das 9h às 11h e das 13h30 ás 16:h30 ou por e-mail procon@praiagrande.sp.gov.br.

Conforme coordenadora do Procon Praia Grande, Andrea Rodrigues, o ideal é que munícipes aproveitem as promoções da melhor forma possível, evitando fraudes ou falsos descontos. “As promoções deste período não eliminam as normas que uma loja deve seguir. A Black Friday deve cumprir todas as regras básicas do Código de Defesa do Consumidor”.

Atendimento – Desde o início do ano de 2021, a unidade do Procon-PG registrou quase 3 mil atendimentos, sem contar as orientações para sanar as dúvidas de consumidores.

Dicas do Procon-PG:

1. Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais.

2. Para se certificar que está fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público.

3. Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária/ PIX.

4. Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico. Não esqueça de verificar o botão de identidade do site que aparece no canto da barra de endereço.

5. Você pode verificar a reputação da loja junto aos órgãos de defesa do consumidor, assim como pesquisar rankings de reputação em sites, como o www.reclameaqui.com.br.