Seplan realiza doação de mapas à Sectur

Objetos farão parte do acervo do Museu da Cidade, no Palácio das Artes

26/11/2021

A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Praia Grande realizou a doação de um conjunto de mapas históricos ao Museu da Cidade, no Palácio das Artes. O objetivo da ação é preservar a memória de Praia Grande e facilitar o acesso da população a documentos e objetos históricos da Cidade.

Os mapas doados faziam parte do acervo da Secretaria de Planejamento e foi entregue à Secretaria de Cultura e Turismo justamente para que munícipes possam consultar quando necessário, para fins de pesquisa e validação de referências.

O conjunto de mapas doado conta com 167 folhas, cada uma com 86 por 64 cm. Segundo informações técnicas, os documentos foram confeccionados em novembro 1972 pela empresa Aeromapa e além das ilustrações, contam com informações referentes a estrutura de ruas, pavimentos, loteamentos, equipamentos públicos e outros próprios da época.

O material é parte de um cadastro técnico da Baixada Santista e, por isso, a Seplan já possui a versão digital. Conforme a secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, o Museu da Cidade é o local ideal para guardar e expor esse tipo de material. “O Museu já contribui com a história da Cidade com todo seu acervo que mostra a evolução de Praia Grande ao longo dos anos. Os mapas serão disponibilizados ao público para consultas, sem falar na relevância da preservação histórica do material. Nós pretendemos que em breve o acervo também esteja disponível de forma digital no site da prefeitura”.