Novamente, os alunos da rede municipal de ensino se destacaram em uma competição estudantil. Desta vez, 134 estudantes conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e 3 crianças conseguiram ficar nas primeiras colocações na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Educação (Seduc) homenageou os meninos e meninas em evento realizado no Auditório Jornalista Roberto Marinho.
Os estudantes receberam as certificações das mãos da prefeita, Raquel Chini, e da secretária de Educação, a professora Cida Cubilia. A subsecretária de Gestão Pedagógica, Marilena Ferreira, e o vereador Paulo Monteiro participaram do momento. O destaque ficou para a EM Professor Fued Temer que contabilizou o maior número de alunos premiados. Ao todo, foram 22 medalhas de ouro, prata e bronze.
Além dos alunos, 74 professores também foram premiados por incentivarem os estudantes a participarem da OBA e da MOBFOG. Integrantes da equipe técnica das unidades e os familiares também acompanharam a cerimônia. “Queria destacar a presença dos pais nos dias de hoje. Fico feliz em ver a participação dos responsáveis. Ainda mais nesta retomada às aulas presenciais”, destacou a secretária de Educação, Cida Cubilia.
“A minha área de formação, além do magistério, era geografia. E astronomia nunca foi uma matéria que fizesse parte de algo tão intenso da grade. Então, ver o empenho dos alunos na OBA e na MOBFOG nos emociona”, enfatizou a titular da Seduc. “Ainda mais ver esse Auditório preenchido desta forma e com a participação dos pais e responsáveis. O que mostra que, com a pandemia, as aulas acontecendo de forma remota, os familiares se aproximaram mais dos afazeres escolares”.
A dona de casa Andrea Araújo de Oliveira, mãe da aluna Rafaela Justino de Oliveira, esteve entre os familiares que acompanharam a cerimônia. A jovem do 5º ano do Ensino Fundamental da EM Vila Mirim, no Bairro Mirim, conquistou a medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia. “Quero parabenizar a Seduc e a Prefeitura pela realização deste momento. Mas também pela qualidade das escolas municipais. Viemos de São Paulo há alguns anos para Praia Grande e ficamos maravilhados com o que vimos aqui”.
Presente na solenidade, a prefeita, Raquel Chini, enalteceu a atuação dos alunos na competição estudantil. Para ela, os jovens premiados servem como exemplo para que outras crianças possam se interessar e participar nas próximas edições da OBA, da MOBFOG e de outras iniciativas como essas. “Quem sabe não aproveitamos as Arenas Verão e fazemos um evento para mostrar os alunos lançando os foguetes”, comentou.
Durante o seu discurso, Raquel Chini lembrou de seu primeiro emprego. Quando jovem, ela trabalhava em uma construtora e acompanhava o desempenho do engenheiro na construção dos prédios. Foi quando escolheu a profissão que gostaria de seguir. “E vocês podem servir de exemplo para as demais pessoas que estão ao lado de vocês. Quem sabe vocês se destacam quando crescerem e atuem nessa área de Astronomia e Astronáutica. Por isso, parabéns pela participação”.
|