Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Seduc recebe visita de secretário de educação de Bertioga
Objetivo foi de conhecer o sistema e as tecnologias utilizadas nas lousas digitais
3/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande foi uma das pioneiras na instalação de lousas digitais. A única na Baixada Santista a contar com o equipamento em todas as salas de aulas da rede municipal de ensino o que totaliza 870 aparelhos de última geração. Por isso, a Cidade serve de referência para os demais municípios da região e do estado de São Paulo. Nesta quinta-feira (2), foi a vez do secretário de Educação de Bertioga, Rubens Antônio Mandetta de Souza, conhecer a tecnologia utilizada nas escolas.

Acompanhado pelo diretor de Departamento de Programas de Inclusão Digital da Seduc, Rafael Turlão, o secretário de Bertioga visitou duas unidades de ensino. A EM Governador Orestes Quércia, que também recebe o projeto piloto de wi-fi nas escolas, e a EM Oswaldo Justo, respectivamente, de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Logo após, o grupo foi recepcionado pela secretária de educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, em seu gabinete.

De acordo com Souza, a ideia da cidade vizinha é de instalar lousas digitais nas, aproximadamente, 30 escolas o que beneficiará pouco mais de 10 mil alunos em Bertioga. “Vivemos momentos novos na educação e as tecnologias estão cada vez mais presente. Como queremos implantar essa nova ferramenta de ensino, com telas interativas, viemos conhecer o trabalho já realizado em Praia Grande”, afirmou.

Um dos pontos destacados pelo representante de Bertioga diz respeito a instalação de lousas digitais em todas as salas de aulas em Praia Grande. “Foi decisão muito assertiva por parte da Cidade, pois, assim, permite que todos tenham acesso na unidade. Além de facilitar para os professores utilizarem a nova ferramenta de ensino, vencendo os bloqueios iniciais de uso. Acredito que foi algo bem interessante e que traz frutos na educação oferecidas aqui”.

Para a secretária de Educação de Praia Grande, a professora Cida Cubilia, encontros como esse permitem a troca de experiência entre as cidades o que permite uma evolução em conjunto na qualidade de educação oferecida aos alunos. “A tecnologia faz parte da realidade das nossas crianças. Precisamos estar cada vez mais antenados para trazer novas ferramentas que facilitem o processo de ensino/aprendizado”, enalteceu.

Histórico - As lousas digitais começaram a virar realidade nas escolas municipais em 2012. Na ocasião, os equipamentos foram instalados nos laboratórios de informática. Dois anos depois, em 2014, ocorreu a primeira ampliação com a implementação dos aparelhos em todas as salas de aulas das escolas de Ensino Fundamental. Em 2017, nova expansão dos serviços levou as lousas também para as unidades de Educação Infantil.

Atualmente, todas as salas de aula contam com kit composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screen), um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através dos equipamentos. Com as lousas, os docentes podem utilizar facilmente recursos como vídeos, músicas, gráficos, imagens e jogos didáticos virtuais em suas aulas, relacionando os conteúdos a serem ensinados com essas atividades.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias