Conselheiros tutelares reforçam parceria com Administração Municipal

Em reunião com prefeita, profissionais apontaram evolução do serviço

6/12/2021

Oito conselheiros tutelares de Praia Grande se reuniram com a prefeita, Raquel Chini, na segunda-feira (6) para tratar do serviço realizado na Cidade. Propostas, agradecimentos e novos avanços foram colocados em pauta. A ideia é esclarecer cada vez mais a população sobre a atuação dos dois Conselhos Tutelares instalados do Município.

Responsável por garantir a proteção de crianças e adolescentes, os Conselhos Tutelares atuam junto com a Prefeitura e órgãos de segurança. Todos os dias da semana, mesmo aos domingos e feriados, esses profissionais atuam em ocorrências ou denúncias que envolvem menor de idade.

Entre os diversos assuntos tratados no encontro, a elaboração de um “manual de serviços” foi uma das sugestões da prefeita para atender ao anseio dos conselheiros a respeito das dúvidas que a população tem sobre a função do órgão.

“Precisamos montar uma cartilha didática para levar ao conhecimento das pessoas quais são as atribuições do Conselho Tutelar e quando deve ser acionado. O esclarecimento é o melhor caminho para a população”, destacou Raquel.

Os conselheiros também citaram o trabalho positivo de abordagem social realizado pela Secretaria de Assistência Social, que percorre as ruas buscando coibir situações de trabalho infantil nos semáforos e comércios da Cidade.

De acordo com a conselheira tutelar, Karla Caires Moutinho Gandra, o encontro foi muito produtivo e de fundamental importância para que os conselheiros atuem em conjunto com o Município. “Penso que essa parceria é de total interesse para a população, para que tenhamos um desenvolvimento ainda melhor do que foi proposto para cada um de nós, conselheiros, no momento em que fomos eleitos”.

Serviço - Desde 10 de janeiro de 2020, Praia Grande passou a contar com uma nova equipe do Conselho Tutelar. Em dezembro do ano passado o novo espaço foi entregue no Bairro Melvi, onde a população pode buscar atendimento. A equipe é formada por 5 conselheiros, que atendem em sistema de escala.

À medida que a população aumenta, demandas de serviços também aumentam e por isso, em 2020 foi criado do Conselho Tutelar Sul, a segunda unidade do serviço na Cidade.
Para dividir os atendimentos e ofertar melhor qualidade do serviço para a população, a Cidade foi dividida geograficamente em duas regiões: O Conselho Tutelar Norte atende aos moradores que vivem do Bairro Tupi e Tupiry até a divisa com São Vicente. O endereço é Rua Dair Borges, nº 463, próximo ao Hospital Municipal Irmã Dulce, no Bairro Boqueirão. O telefone de contato é 3474-4312.

Já o Conselho Tutelar Sul atende aos moradores que vivem no Bairro Quietude, Ocian até a divisa com Mongaguá. O endereço é Rua Heleny Rosa, nº 114, ao lado do PIC, no Bairro Melvi. O telefone de contato é 3496-5069.