Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
18 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG garante primeiro lugar no índice de efetividade da gestão, em 2020, segundo TCESP
Em “Planejamento” a Cidade foi a única do Estado a alcançar nota máxima “A”
7/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande foi a primeira colocada no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo que mediu a eficiência das 644 prefeituras paulistas (exceto a capital), no exercício de 2020. Na análise, o Município atingiu a nota B+, feito alcançado por apenas três Cidades do Estado. O resultado foi impulsionado pela nota máxima em “Planejamento”, área em que Praia Grande foi único Município a alcançar nota “A”, desde a criação da avaliação. Os resultados foram apresentados em uma live do TCESP na última semana e está disponível no site do órgão estadual.

A análise julgou a compatibilidade entre as metas das ações e programas de governo e a uniformidade entre as metas alcançadas e os recursos empregados, além da capacidade de investimentos dos municípios. A avaliação do TCESP analisou as políticas públicas dos municípios através de sete eixos: Planejamento, Gestão Fiscal, Proteção dos Cidadãos, Educação, Saúde, Meio Ambiente e Tecnologia. Na escala de avaliação, as notas são: A (altamente efetiva), B+ (muito efetiva), B (efetiva), C+ (em fase de adequação) e C (baixo nível de adequação). Com os resultados, o TCESP produz informações que têm sido utilizadas por chefes do executivo na correção de rumos, reavaliação de prioridades e consolidação do planejamento municipal.

Na classificação geral, apenas três cidades atingiram a nota B+ e Praia Grande ficou em primeiro lugar. Os demais, Indiaporã e Tarumã, são municípios de pequeno porte, o primeiro com 3.886 habitantes e o segundo com 15.183. De acordo com o levantamento, é possível destacar ainda que entre os 81 municípios de grande porte do Estado de São Paulo, com população acima de 100 mil pessoas, Praia Grande foi a única a atingir a nota ‘muito efetiva’ em IEG-M. Conforme a última estimativa do IBGE, a população atual da Cidade é de 336.544 pessoas.

Em Praia Grande, as ações da Prefeitura são pautadas na responsabilidade orçamentária e o resultado do TCESP chega para confirmar e coroar o trabalho sério que a Administração municipal realiza. Desde a criação do IEG-M, em 2015, o Tribunal leva em conta, nas análises, a compatibilidade entre as metas e os recursos empregados, medindo os resultados da administração fiscal a partir da análise da execução financeira e orçamentária e do respeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. Além das ações sobre a segurança dos munícipes, quesitos relacionados à educação infantil, ao ensino fundamental e educação ambiental. Atenção Básica da saúde, qualidade de vida do cidadão e o grau de utilização de recursos tecnológicos, transparência e segurança da informação também são avaliados.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, as notas comprovam que planejamento e responsabilidade são os caminhos para alcançar os melhores resultados na gestão pública e isso reflete na qualidade dos serviços ofertados à população. “Este resultado é motivo de orgulho para todos os servidores municipais da Cidade. Há anos, a Administração praia-grandense vem buscando aprimorar as ferramentas de planejamento e esse reconhecimento é a prova de que a Cidade está no caminho certo. A última gestão foi pautada na responsabilidade e na atual gestão, seguimos o mesmo rumo, mantemos a qualidade dos serviços essenciais e garantimos a capacidade de investimentos da Cidade”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias