Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Funcionário da Seduc tem poesia publicada em livro
André Mazal está entre os selecionados em obra literária Sarau Brasil 2021
7/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
O amor permeia a vida das pessoas em diferentes formas. Na relação de um casal, no nascimento de um filho, na conquista de um emprego ou mesmo um prêmio. Para o atendente de educação, André Mazal, 42 anos, esse sentimento tão pleno e sublime transformou-se em palavras e ganhou forma de poesia. Como resultado, o texto escrito pelo funcionário público da EM José Ribeiro dos Santos Cunha, no Bairro Glória, foi selecionado e publicado no livro “Sarau Brasil 2021 – Seleção Poesia Brasileira”.

A poesia de autoria do servidor público recebe o título “As Impurezas do Branco”. Esse foi o primeiro texto escrito por ele publicado em um livro e retrata um amor piegas, mas desconectado do romantismo exacerbado. Onde o leitor vivencia em determinado momento uma declaração de sentimentos, mas que não prende o personagem apaixonado deixando-o seguir. “A ideia foi de escrever em primeira pessoa para que, quem lê, possa viver cada emoção descrita”, afirmou Mazal.

“Busquei falar sobre esse sentimento, pois a gente vem de um período de pandemia. E nada como a poesia para dar um recomeço em sensações e sentimentos que ficaram maculados nos últimos tempos”, destacou o educador de apoio. “E com a escrita vamos nos curando junto também de tudo o que vivemos. Até porque a poesia não é sempre agradável ao leitor, pois, por vezes, toca ou retrata uma ferida que dói muito”.

A participação do escritor no livro tem uma curiosidade. O atendente de educação fez a inscrição faltando pouco mais de 40 minutos para o fim do prazo. Tanto que o texto enviado foi a primeira versão de uma obra inacabada. Ele finalizou a poesia após consolidar sua presença no concurso literário ao acrescentar uma segunda parte que complementa a linha de raciocínio inicial.

Mesmo confirmando a participação nos minutos finais, o funcionário público teve a sua poesia selecionada entre os 250 textos que completam o livro “Sarau Brasil 2021 – Seleção Poesia Brasileira”. Para concretizar esse sonho, Mazal concorreu com quase 3 mil escritores e suas obras literárias de todo o Brasil. “Até achei que não seria selecionado, pois a poesia estava incompleta. Quando recebi a confirmação de que estava aprovado e que teria o texto publicado fiquei imensamente feliz”.

Início – Formado em artes cênicas e roteirista, a escrita faz parte da vida de Mazal há muitos anos. A inspiração para fazer poesias veio de referências como João Guimarães, Manoel Rosa e Fernanda Young. “Inclusive tenho uma história com ela. Uma vez a entreguei uma frase que dizia ‘Se o teu céu beija a terra, abandona os barcos porque toda história de amor tem um mar no meio’ e ela disse para que nunca deixasse de escrever. Acho que minha inspiração vem muito disso”, recordou.

“A minha ficha cai depois, porque escrevi sem pretensão alguma. Tanto que ela não foi inteira para o concurso. Mas depois de ver a devolutiva das pessoas nos emociona. Esse feedback mostra que consegui atingir o leitor com cada palavra que usei para fazer a poesia”, enalteceu o servidor público. “O que mostra que a minha escrita atinge o outro, atravessa a quem chega e faz com que, de determinada forma, se identifique. E isso para o autor é muito intenso”.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias