Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Moradores de PG podem enviar sugestões para o Plano Regional de Mobilidade Sustentável
Secretário de Transportes da Cidade é coordenador da Câmara Temática do tema
8/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
O Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMSL-BS) é uma ação regional que deverá apresentar diretrizes gerais e propostas de soluções integradas de transporte à área metropolitana, atendendo a princípios de sustentabilidade, equidade, gestão participativa e inclusão social. Durante o processo de elaboração, a população pode participar enviando sugestões e acompanhando o trabalho através do site https://prmsl-bs.com.br/.

O trabalho conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional, e é coordenado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem). O secretário de Transportes de Praia Grande, Leandro Avelino, é coordenador da Câmara Temática de Mobilidade e Logística da Agem.

Promovido pelo Programa Euroclima+ (da União Europeia, que financia ações de redução dos efeitos das mudanças climáticas e adaptações a elas), através da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com base nas Diretrizes de Desenvolvimento e Execução de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da iniciativa Mobilise Your City.

A próxima etapa do trabalho contará com a realização do 1º Fórum Metropolitano de Mobilidade no dia 20 de janeiro de 2022, das 09 às 18 horas, com transmissão ao vivo no canal do PRMSL-BS no Youtube e da plataforma Zoom. A ideia é promover o plano e mobilizar os atores políticos, institucionais e a sociedade da Baixada Santista para participarem da sua elaboração, sendo uma oportunidade de compreender, através de discussões, quais as suas expectativas sobre o PRMSL-BS.

O processo conta com 6 módulos durante sua elaboração. O primeiro chamado de “Planejamento” conta com a definição do plano de trabalho, coleta de dados iniciais, avaliação da mobilidade pós-Covid-19, mapeamento dos atores interessados e elaboração do plano de Comunicação. O segundo módulo, “Diagnóstico”, terá coleta e análise de dados socioeconômicos, demográficos, institucionais e regulamentares, de infraestrutura e oferta de transporte, demanda por mobilidade e emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).

Na sequência, será o módulo 3, “Prognóstico”, com definição da visão e objetivos estratégicos para os próximos 20 anos, elaboração de cenários de mobilidade para o curto, médio e longo prazos, modelagem, análise e comparação dos cenários. O quarto módulo, “Plano de Ação e Financiamento”, conta com a elaboração das medidas para a melhoria da mobilidade e da acessibilidade com avaliação de prioridades, estimativas de custo, financiamentos disponíveis, cronograma de implementação e plano de ação.

Já nos módulos 5 e 6, “Participação e Implementação”, a gestão de processo de comunicação e participação social com atores institucionais e cidadãos através da organização de fóruns, oficinas, audiências públicas e estratégias de capacitação.

Visita técnica – Em agosto deste ano, Praia Grande recebeu visita técnica da empresa Setec Hidrobrasileira Obras e Projetos com o objetivo de fazer um levantamento de dados para o início do processo de elaboração do PRMSL-BS. Na ocasião, o Município foi o primeiro receber a passagem dos técnicos. Durante as visitas às Secretarias Municipais de Transportes (Setransp) e de Trânsito (Setran) representantes dos setores apresentaram projetos relacionados à implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) e BRT (sigla em inglês para Ônibus de Trânsito Rápido), além de apresentar o cenário viário e de transporte atual da Cidade.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias