Pluviômetros instalados na Cidade dão diretrizes à Defesa Civil

Atualmente, Praia Grande conta com dez equipamentos

10/12/2021

A Defesa Civil de Praia Grande vem obtendo importantes resultados com a operação de dez pluviômetros na Cidade. Recentemente, um equipamento denominado Plataforma de Coleta de Dados Geotécnicos (PCD GEOTEC Xixová), com capacidade de transmitir dados em tempo real, foi instalado em uma área do Litoral Plaza Shopping, que fica próximo a uma encosta do morro.

De acordo com o diretor de Proteção e Defesa Civil de Praia Grande Luciano Gomes Souza, o equipamento coleta dados sobre a quantidade de precipitações e a água acumulada no solo, derivadas destas precipitações em encostas urbanas. “Como tem capacidade de fornecer estes dados em tempo real, permite, após estudos, uma melhor compreensão da dinâmica de movimentação de massa nestas encostas”.

Ele explicou que é com base nestes estudos que se saberá a quantidade de chuva acumulada e o conteúdo de umidade do solo necessários para a deflagração de deslizamentos em um local de modo previsível, permitindo assim a emissão de alertas antecipados para movimentação de massa com maior confiabilidade.

O equipamento é fornecido para o Município em forma de comodato pelo Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e é gerenciado pela Defesa Civil Municipal.

Atualmente, além do PCD Geotec Xixová, que é automático, Praia Grande conta com outros três equipamentos automáticos, um semiautomático e cinco manuais.