Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
18 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande participa de reunião com Gaema
Encontro abordou o novo marco regulatório de saneamento e regionalização dos serviços
11/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande tem se empenhado em garantir o melhor para a população na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Sobre o assunto, a prefeita Raquel Chini participou de uma reunião com o Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA), do Ministério Público de São Paulo, e representantes regionais para falar do Marco Regulatório Federal que trata, entre outros temas, da universalização dos serviços de saneamento.

A reunião, solicitada pelo Secretário de Meio Ambiente de Guarujá, Sidnei Aranha, e organizada pela Promotora do MP, Flávia Maria Gonçalves, abordou as leis federais 11.445/07 e 14.026/20 (Marco regulatório de Saneamento Básico), a Lei Estadual 17.383/21 e o Decreto Estadual 66.289/21, apontando questões sobre incompatibilidades territoriais com a legislação metropolitana, conflitos quanto à instância de governança e necessidade de atendimento da população como um todo incluídas as áreas irregulares.

Todos os municípios precisam se adequar ao novo marco regulatório de saneamento básico, decretado pela Lei Federal 14.026/2020, que impõe padrões mais rigorosos, estabelece novos indicadores e prioriza a universalização dos serviços de saneamento até 2033 em todos os municípios do País. O documento determina que onde há sistema integrado nos serviços de saneamento, a gestão deve ser associada entre os municípios que compõem aquela região. Entre as novas regras, mudanças na cobertura do serviço com metas de universalização para que 99% da população tenha acesso a água potável e pelo menos 90% ao tratamento e coleta de esgoto.

O desafio é que a lei estadual 17.383/21 criou a Unidade Regional para Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (URAE), composta pelos 370 municípios atendidos pela SABESP e esses devem manifestar adesão até 01/01/2022, sob pena de impedimento de receber recursos da União para saneamento básico.

A Prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou que o tema traz à tona a governança metropolitana já instituída que deve ser respeitada. “Na Baixada Santista o sistema de abastecimento de água é integrado e em todas as Cidades já existem contratos com gestão associada entre município e Estado. As Cidades possuem planos e contratos vigentes, que foram consolidados após estudos, consultas e audiências públicas e isso não pode simplesmente mudar assim. Em Praia Grande temos compromisso com a sociedade e queremos entender essas alterações, os investimentos previstos no planejamento das ações de saneamento, antes de assinar”.

A chefe do executivo praia-grandense se comprometeu a levar o assunto aos prefeitos da região para que se aprofundem e busquem uma solução conjunta. “O tema é de interesse metropolitano e a lei que criou a região da Baixada Santista deve se sobrepor ao decreto estadual das URAES. Aqui, a gestão regional já existe por força da lei”.

Participantes - De Praia Grande, além da prefeita Raquel Chini, participaram do encontro a Secretária de Planejamento, Eliana Ferreira, e Rui Smith. Também marcaram presença representantes de Bertioga, Fernando Poyatos e Renato Losada; de Cubatão, Halan Clemente; de Guarujá, Sidnei Aranha, Polyana e Ana Paula; de Itanhaém, Cesar Augusto; de Mongaguá, Pamella Morais; de Peruíbe, Eduardo Ribas; de Santos, Márcio Paulo; de São Vicente, Alexsandro Ferreira e Flávia Oliveira e do Ministério Público de São Paulo, Dra. Flávia Maria Gonçalves.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias