O Município de Praia Grande e o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-SP) firmaram convênio para ações de fiscalização das unidades entregues nos conjuntos habitacionais da Cidade. A assinatura foi realizada na quarta-feira (15). A meta da parceria é fortalecer um trabalho que já existe no município e evitar fraudes.
O convênio também fortalece as ações do Programa Bolsa Moradia, que é o atendimento habitacional provisório do Município, por meio de concessão de benefício financeiro para complementar a renda familiar na cobertura de despesas com moradia.
De acordo com o secretário de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, a parceria fortalece a fiscalização das unidades habitacionais e ainda ajuda na busca de melhores unidades para o Bolsa Moradia. “Buscarmos oferecer locais apropriados para as pessoas morarem, mas existem aquelas que tentam aplicar golpes e ganhar dinheiro com isso. Com essa parceria podemos intensificar as ações da equipe da Sehab em outras atividades ampliando o trabalho do Município nesta área”.
Para o presidente do Creci-SP, José Augusto Viana Neto, o convênio vai ser uma forma de evitar fraudes, como a comercialização de unidades provenientes de programas habitacionais. “É uma forma que o gestor municipal tem de acompanhar de perto o que está acontecendo. Caso sejam encontrados corretores envolvidos nessas negociações o Creci atua para aplicar as penalidades previstas na legislação”.
A prefeita, Raquel Chini, destacou que essa aproximação dos profissionais do Creci-SP, a junta forças para que haja um controle maior e que pessoas realmente necessitadas tenham aceso aos benefícios habitacionais. “É fundamental essa parceria, com um número expressivo e capacitado de corretores que poderão nos auxiliar nessa empreitada de fazer o bem com responsabilidade”.
Dados - Atualmente o Município tem 25 conjuntos, e mais de 2 mil unidades para fiscalizar e manter em ordem. A fiscalização é um trabalho que o Creci já exerce, porém, com a parceria, o conselho terá acesso a mais informações desses beneficiários e mais poder para reverter situações irregulares.
|