O trabalho de contenção de invasões de áreas protegidas segue durante todo o ano em Praia Grande. Nos últimos 12 meses, 8 áreas foram congeladas, ou seja, pararam de registrar novas invasões. Outras 10 áreas já foram identificadas e serão monitoradas nos próximos meses.
As áreas congeladas estão nos seguintes bairros: Antártica, Nova Mirim, Tupiry, Ribeirópolis e Vila Sônia. A ação é realizada pela Comissão Especial de Proteção das Áreas de Preservação, gerenciada pela Secretaria de Habitação (Sehab), com a participação de diversos outros setores, como Assistência Social, Meio Ambiente, Serviços Urbanos e Segurança.
Ao todo, 723 famílias foram cadastradas, o que soma mais de 2.500 pessoas registradas junto à Sehab. Os locais foram identificados com placas de congelamento, indicando a área cadastrada. A fiscalização é feita pela Guarda Ambiental do Município, drones e ainda por imagens de satélite da Polícia Federal.
De acordo com o arquiteto da Sehab, Fabrício Menezes, o trabalho de congelamento proporciona ao poder público conhecer o número de famílias em cada área para desenvolver planos habitacionais a estes envolvidos. “E ainda nos permite evitar construções em áreas de risco ou de preservação ambiental, garantindo a segurança do meio ambiente e das pessoas”.
Em 2020 o trabalho continua. Mais 10 áreas já foram identificadas e serão alvos de ações de congelamento. A população dessas áreas será orientada a respeito da importância de se evitar novas invasões e colaborar com denúncias caso ocorram.
|