Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
19 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande participa de mutirão de limpeza no Portinho, no último sábado (18)
Ação foi promovida pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Prefeitura
20/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Na manhã do último sábado (18), a Secretaria do Meio Ambiente de Praia Grande (Sema) participou do mutirão de limpeza Combate ao Lixo no Mar, na Área de Lazer Ézio Dall’Acqua, conhecida como Portinho. O evento foi realizado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, a Abividro (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro) e o Instituto Biopesca, que integram esforços para a implementação do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar (PNCLM).

O Secretário da SEMA, Antônio Eduardo Serrano, aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria e salientar a grandeza que é o ecossistema de Praia Grande. “Nossa cidade é ambientalmente abençoada, estamos margeados pelo manguezal, aqui no Portinho, logo a frente temos o Parque Estadual Xixová-Japuí, uma das maiores biodiversidades, temos também a Serra do Mar e a área de preservação ambiental litoral-cento, mais conhecida como praia. E este tipo de atividade é sempre muito oportuna, pois serve para inspirarmos outras pessoas a terem este tipo de consciência. Obrigado a todos os envolvidos na manhã deste sábado, na realização deste magnifico mutirão de limpeza, é gratificante estarmos, mais uma vez, reunidos para cuidar do nosso meio ambiente, do nosso manguezal e vale lembrar que cuidar do meio ambiente é um dever de todos nós”, comentou o secretário.

Quem também marcou presença no mutirão de limpeza, representando o Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi o Secretário de Qualidade Ambiental do MMA, André França. “Obrigada pela participação de todos, por terem escolhido vir e fazer a diferença, por terem tido a iniciativa de liderar pelo exemplo, pois as palavras podem incentivar, mas o exemplo arrasta, e é esse o feito que essa ação de hoje vai causar, uma onda de transformação positiva. Cada um de vocês hoje deixou sua contribuição, deixou sua parte para inspirar a transformação que vai melhorar o meio ambiente e melhorando o meio ambiente a gente está cuidando da saúde e da qualidade de vida das pessoas”.

França aproveitou e agradeceu a Prefeitura de Praia Grande pela parceria e hospitalidade. “Que hoje tenha sido a mudinha da cooperação que plantamos entre o MMA e o município de Praia Grande e que de tempos em tempos a gente possa colher os frutos dessa parceria, o Ministério está sempre de portas abertas, somos parceiros do município”, disse França.

O mutirão tem por objetivo a melhoria da qualidade do meio ambiente, da saúde e do bem-estar das pessoas, além de promover a conscientização e mobilização da sociedade sobre a importância do combate ao lixo no mar e da gestão adequada dos resíduos sólidos em nossas cidades. Os resíduos das áreas de manguezal foram coletados em terra e na água pela equipe organizadora e por um grupo de voluntários locais.

Após a coleta, foi feita uma triagem do material recolhido e os dados obtidos serão registrados no Formulário Nacional de Mutirão de Limpeza, de forma a integrar o Painel de Resultados, disponível no site do Ministério do Meio Ambiente. As informações geradas na ação de limpeza permitem avaliar e monitorar os tipos de material encontrado e identificar suas possíveis fontes e origens, de forma a orientar políticas públicas sobre a adequada destinação dos resíduos nas cidades.

Importante salientar que todos os participantes do mutirão tiveram todos cuidados necessários contra a disseminação do covid-19, como a utilização de máscaras, álcool em gel e distanciamento entre as pessoas, além de todos terem realizado teste de detecção de Covid RT-PCR nos participantes antes do início do mutirão.

O Plano de Combate ao Lixo no Mar, inédito no país, foi lançado pelo MMA em março de 2019. A estratégia contempla ações que vão desde a gestão de resíduos sólidos até ações de limpeza de praias, rios e mangues, com gestão dos resultados para melhoria contínua, com o objetivo de aprimorar a qualidade ambiental nas cidades e, consequentemente, proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Além dos parceiros citados, estiveram presentes na ação a Guarda Costeira, 2º Grupamento de Artilharia Antiaérea de Praia Grande, o Departamento de Educação Ambiental (DEA), da Secretaria de Educação de Praia Grande, Massfix, Verallia e representantes das Cooperativas de catadores de Praia Grande COOPERVIDA e a ACAMAR.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias