Consultório na Rua de Praia Grande recebe computadores portáteis

Equipamentos devem melhorar atendimento junto a pessoas em situação de rua

21/12/2021

Para agilizar o atendimento da equipe do Consultório na Rua, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande entregou na última semana dois computadores portáteis (tablets) para a equipe do Consultório na Rua. Os aparelhos adquiridos já estão em uso pelos profissionais que realizam o atendimento junto a pessoas em situação de rua.

Segundo a coordenadora do Consultório na Rua, Regiane Eliza da Costa, os tablets vão facilitar o trabalho da equipe e propiciar um melhor atendimento. “Com eles nós poderemos realizar o cadastro das pessoas que estão em situação de rua, cadastrar as vacinas aplicadas, atualizar as planilhas de atendimento. Além disso, poderemos registrar no sistema a área que essas pessoas costumam ficar facilitando a localização delas”, explicou.

Para o secretário interino de Saúde Pública do Município, José Isaias Costa Lima, os aparelhos auxiliarão no acesso aos dados obtidos nos atendimentos. “Os tablets vão ajudar muito na comunicação da equipe e também na atualização das informações no prontuário eletrônico”, destacou.

Nova equipe – Está previsto para 2022 a implantação de uma segunda equipe do Consultório na Rua em Praia Grande, para ampliar o atendimento à população mais vulnerável.

Moção de aplausos – No começo do mês a equipe do Consultório na Rua de Praia Grande recebeu uma Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores do Município em reconhecimento à atuação dos profissionais da Saúde junto às pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade. A premiação foi entregue pelo vereador Gordinho do Povo, em cerimônia realizada no gabinete da prefeita Raquel Chini.

Conar - O Programa Consultório na Rua é desenvolvido pela Secretaria de Saúde Pública, onde os atendimentos são feitos em um veículo, tipo van, equipado com sala reservada e local para vacinas e exames para atendimento de pessoas em situação de rua. Esse trabalho também é realizado de segunda a sexta em todos os bairros da Cidade.

Os pacientes são atendidos, orientados e medicados por uma equipe que conta com médicos, enfermeiros, auxiliares, além do motorista. Quando necessário, esses pacientes são encaminhados à rede de saúde do Município, como as Usafas ou prontos-socorros, dependendo do caso.