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Praia Grande cumpre metas previstas para o primeiro ano da atual gestão
Mais de 33% das metas do Plano de Governo de 2021-2024 já foram cumpridas
21/12/2021
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Praia Grande é referência em infraestrutura e progresso, resultado de mais de 30 anos de planejamento, comprometimento e boa gestão. Dando continuidade neste trabalho sério, para que o Município mantenha seu potencial de desenvolvimento, a prefeita Raquel Chini encerra o primeiro ano de mandato tendo cumprido mais de 33% das metas do Plano de Governo de 2021-2024.

O Plano da Prefeitura vai ao encontro do amplo crescimento demográfico de Praia Grande, uma das cidades que mais crescem no Brasil. Conforme estimativa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Município registrou uma população estimada em 336.454 pessoas em 2021. Isso representa um aumento de quase 6 mil pessoas no último ano, o maior crescimento demográfico da Baixada Santista em números absolutos e o segundo em proporção à população total. Com esse aumento, surge a necessidade da constante ampliação da oferta de serviços públicos, bem como de programas e ações de educação, saúde, segurança, serviços urbanos, assistência social, infraestrutura e outras áreas.

Além da criação de novos e inovadores projetos, o plano de governo de Praia Grande tem sido cumprido com a ampliação de programas, infraestrutura e serviços públicos. Sobre isso, a prefeita Raquel Chini destacou: “Praia Grande já era sinônimo de uma cidade próspera e organizada e, por isso, meu desafio nestes 4 anos é dar sequência no planejamento e aperfeiçoar algumas ações para garantir a continuidade no desenvolvimento pleno da Cidade. Encerro 2021 com a sensação de estar no caminho certo, cumprimos o que propusemos neste primeiro ano, mas estamos apenas no início, ainda temos muito pela frente. Tenho um compromisso com a população e vou continuar empenhada em garantir a ampliação de espaços públicos para oferecer estrutura de qualidade e conforto à população; e em recursos humanos para um atendimento cada vez mais humanizado nos espaços”.

A Cidade continua ocupando posição de destaque no cenário nacional, com desenvolvimento econômico acelerado, atraindo cada vez mais investidores e novas empresas dos mais diversos segmentos. Somente em empreendimentos já anunciados, a projeção é de mais de 20 mil empregos nos próximos anos. Além disso, Praia Grande leva a marca de ser o 4º destino mais procurado por turistas do Brasil e 2º no Estado, recebendo cerca de 1,2 milhão de visitantes na alta temporada de verão.

A prefeita destacou que em meio a pandemia, Praia Grande mais uma vez superou os desafios e manteve o potencial de investimentos e a qualidade dos serviços contínuos oferecidos à população. “Quanto maior o crescimento da Cidade, maior a necessidade de infraestrutura de serviços públicos para atender a demanda. Sabemos do potencial da Cidade e trabalhamos para garantir ações sociais que promovem a qualidade de vida para moradores de todas as idades. O nosso plano de governo preza pela manutenção dos programas consolidados e pela implantação de novos que vão ao encontro do progresso e desenvolvimento”.

Plano de Governo - Neste primeiro ano de gestão, a Prefeita cumpriu metas em todas as áreas. Na saúde, conseguiu superar as dificuldades impostas pela pandemia com muito trabalho e dedicação. Como resultado, a Cidade teve uma drástica queda de casos e internações e alcançou a marca de 96% de curados, um dos melhores índices do Estado. Para esse resultado, a Secretaria de Saúde Pública estruturou o Município para o enfrentamento à covid-19. Além da contratação de profissionais, o Complexo Hospitalar Irmã Dulce chegou a contar com 71 leitos de UTI Covid Adulto no pico da pandemia para atender a demanda.

Ainda na área da saúde, olhando para frente e para os outros cuidados que também necessitam de atenção além da pandemia, Praia Grande retomou em agosto a realização de cirurgias eletivas. O Ambulatório de Especialidades Cirúrgicas do Irmã Dulce passou a realizar as cirurgias não emergenciais como ginecológicas, de hérnias, de vesícula, entre outras. E para expandir o número de procedimentos realizados, Praia Grande firmou no mesmo mês um convênio com a Santa Casa de Santos, que tem auxiliado na redução da fila de espera criada por conta da demanda reprimida pela pandemia. Também foi retomado o programa Senhor da Visão, zerando a fila municipal de cirurgias de catarata.

Na educação, um dos principais destaques diz respeito ao sistema de wi-fi, que está sendo conectado em todas as unidades de ensino. A Escola Governador Orestes Quércia, no Bairro Mirim, foi a primeira a receber a nova ferramenta educacional e, atualmente, 44 escolas já contam com wi-fi. A previsão é que até o início do ano letivo em 2022, todas sejam contempladas. Mas não foi apenas na área da tecnologia que a Secretaria de Educação agiu em 2021. Para atender às demandas apresentadas por procura de vagas nas escolas municipais, a Seduc fez a entrega de ampliação de duas unidades de ensino no Bairro Vila Sônia e está na reta final da reforma e adequação do prédio onde funcionava o antigo Centro Estadual de Educação Supletiva Max Dada Gallizzi (Ceesmag), no Bairro Boqueirão. Outras duas unidades de Ensino Fundamental também passam por ampliações e têm previsão de entrega para janeiro. Este ano, o Município firmou ainda uma importante parceria com o Google for Education, conjunto de soluções colaborativas online com o objetivo de ajudar alunos e professores a promoverem um ensino mais dinâmico e completo.

Para proporcionar mais tranquilidade aos moradores e turistas de Praia Grande, a Administração Municipal não mediu esforços nas ações ligadas à Segurança. Investimentos na ampliação do sistema de câmeras de segurança da Cidade e renovação da frota de viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM), além da constante qualificação dos integrantes da corporação marcaram o ano de 2021.

Uma cidade em constante crescimento, suprindo as necessidades da população, não pode afetar as gerações futuras e nem impactar o meio ambiente. Por isso, a Secretaria de Serviços Urbanos investe em infraestrutura para a recolha e encaminhamento do lixo reciclável para o reaproveitamento. Somente em 2021, foram mais de 1.640 toneladas de lixo reciclável colhidas, entre o serviço de Coleta Seletiva e nas unidades Ecopontos. Sem falar do balanço positivo em diversas outras ações de limpeza e manutenção realizadas em toda Cidade ao longo do ano.

Sobre meio ambiente, a Prefeitura realizou diversas ações em prol da sustentabilidade, entre elas, a eleição da Árvore Símbolo da Cidade. Também foi realizada a renovação do acordo entre Praia Grande e Mongaguá, Convênio de Cooperação Técnica que resulta na destinação adequada dos Resíduos da Construção Civil (RCC).

Mesmo em ano de pandemia, o esporte de Praia Grande cresceu e obteve conquistas expressivas no cenário estadual, nacional e até internacional. A Prefeitura realizou também ampliação e reforma de espaços esportivos. O ponto alto foi a inauguração da Areninha, o mais novo equipamento da Cidade, localizado no Bairro Sítio do Campo.

O primeiro ano de gestão da prefeita Raquel também foi marcado pela retomada das atividades culturais e eventos turísticos em Praia Grande. Além dos espaços e eventos culturais já conhecidos, a Sectur realizou eventos como o Pet Stop, voltado para bichinhos de estimação e seus tutores. Outro destaque foi a abertura dos Espaços Kids, instalados na orla da praia dos bairros Forte, Aviação, Ocian e Tupi, que funcionam de terça a domingo, das 10 às 18 horas. A democratização da cultura também foi uma meta atingida. De forma responsável, a Sectur promoveu apresentações e espetáculos acessíveis a toda a população, no Palácio das Artes. A Cidade também conta com uma bela decoração natalina em diversos bairros.

A pasta de Assuntos Institucionais encerra 2021 com resultados positivos. O setor conseguiu proporcionar à população grandes oportunidades de geração de renda, através de capacitações e qualificações. Ao todo, foram mais de 2 mil vagas distribuídas em mais de 30 diferentes cursos. O Posto do Atendimento ao Trabalhador de Praia Grande ofertou 1.033 vagas de trabalho até novembro deste ano e o Espaço do Empreendedor realizou cerca de 10 mil atendimentos.

Os equipamentos da Secretaria de Assistência Social promoveram acesso básico aos programas socioeconômicos, como alimentação e acolhimento. Os espaços permaneceram abertos e isso permitiu que a população pudesse retornar gradativamente às atividades. Destaque para o abrigo provisório, montado no Ginásio Mirins III, que foi responsável por acolher mais de 100 pessoas durante uma intensa onda de frio que ocorreu na região. Este ano o Município também firmou um importante convênio com o Governo estadual para a implantação do primeiro restaurante Bom Prato.

O trabalho na área habitacional também foi intenso neste primeiro ano de gestão da prefeita Raquel Chini. Somente em 2021, mais de 500 unidades habitacionais, 100 títulos de regularização fundiária foram entregues para a população. Além disso, obras de construção estão ocorrendo em vários bairros, sem contar o trabalho social, tudo com o objetivo de oferecer moradia digna, adequada e a preço acessível.

Na área de finanças, além de cumprir as metas estipuladas no Plano de Governo, a Pasta inovou com a implantação de diversas novidades que ampliaram a capacidade de investimentos da Administração Municipal e agilizaram diversos serviços financeiros aos contribuintes. Ainda falando de economia, com a intenção de reduzir os impactos da atividade econômica na Cidade, a Prefeitura criou este ano cerca de 1 mil licenças temporárias para a prática da atividade de ambulante.

Ao longo de 2021, a Secretaria de Trânsito investiu em infraestrutura viária, fiscalização, orientação e educação. Os trabalhos garantiram a instalação de mais placas de trânsito, pinturas de solo e revitalizações de sinalizações; implantação da Central Semafórica; realização de concursos culturais junto a estudantes da Cidade; entre outros. O trabalho resultou na redução de 24,14% de óbitos no trânsito.

O sistema de transportes de Praia Grande também passou por importantes investimentos e melhorias ao longo do ano, que resultaram na modernização da frota municipal, melhor infraestrutura no Terminais Rodoviários e de serviços oferecidos à população. Destaque para a substituição de 15 ônibus das linhas da Cidade por modelos mais novos e pagamento de auxílio emergencial aos profissionais do transporte escolar.

Já a Secretaria de Administração conseguiu manter os atendimentos à população, bem como as licitações e compras de forma a manter um serviço de excelência na Cidade. Os destaques ficam por conta da retomada de concursos públicos e a manutenção das capacitações internas voltadas aos servidores públicos.

Neste ano de 2021, a Secretaria de Planejamento estudou os projetos do Plano de Governo e executou diversas iniciativas da gestão municipal, especialmente ações relacionadas ao desenvolvimento de sistemas que desburocratizaram os serviços públicos à população. A pasta também realizou o acompanhamento das ações do plano de abastecimento de água e esgoto do Município. Destaque ainda para a proposta de revisar a legislação municipal sobre a regulamentação da instalação de infraestrutura para Telecomunicações.

A Secretaria de Urbanismo tem suas ações centralizadas, principalmente, em obras particulares, seja no regramento e normas técnicas ou na fiscalização de edificações irregulares. Também possui equipe para coibir a ação de comerciantes ilegais e vem atuando no controle da proliferação da covid-19 desde o início da pandemia, junto aos estabelecimentos comerciais e eventos.

A Secretaria de Obras Públicas realizou diversas ações visando a obtenção de recursos para execução de obras na Cidade. Em 2021 foram formalizados vários convênios com órgãos estaduais e federais, totalizando a obtenção de cerca de R$ 30 milhões, a serem investidos para melhoria na qualidade de vida nos bairros da Cidade. A Seop tem várias frentes de trabalho, são desenvolvidos estudos e projetos para pavimentação e drenagem, retificação e revestimento de canais, entre outros. Também coordena os procedimentos licitatórios e faz o acompanhamento da execução de obras.

Na Subsecretaria de Ações e Cidadania, além das ações contínuas de atendimento e acompanhamento das entidades em geral (associações, igrejas, matrizes africanas, ONG’s, times de futebol, esportivas), destaque para as vistorias realizadas em 25 bairros da Cidade, anotando as demandas de munícipes e buscando soluções. O trabalho garante a boa relação entre Administração e população dos bairros.

Já o Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Praia Grande (Procon-PG) realizou em 2021 mais de 8 mil atendimentos, somando os 3.340 atendimentos presenciais e as quase 5 mil orientações telefônicas para sanar as dúvidas de consumidores.

Os jovens da Cidade também tiveram ótimas oportunidades ao longo de 2021. A Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) desenvolveu ações ao longo do ano a fim de trazer mais educação, conhecimento, diversão e diálogo para os jovens. Destaque para a Feira do Estudante que, devido à pandemia, ocorreu de forma online.



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