Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
18 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
PG reduz vítimas fatais em acidentes em 2021 com investimentos em infraestrutura viária
Balanço mostra, entre outras ações, a redução de 24% de mortes no trânsito
21/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A organização e segurança viária são os principais objetivos da Secretaria de Trânsito de Praia Grande (Setran) e, ao longo de 2021, o setor investiu em infraestrutura viária, fiscalização, orientação e educação, que apresentaram um balanço positivo este ano. A instalação de mais placas de trânsito e pinturas de solo em revitalizações de sinalizações em diversos pontos da Cidade; implantação da Central Semafórica; realização de concursos culturais junto a estudantes da Cidade; entre outros; resultaram na redução de 24,14% de óbitos no trânsito, tanto em vias municipais quanto rodovias, sendo 29 vítimas fatais no ano passado e 22 este ano.

O total de veículos e pedestres envolvidos em acidentes manteve-se estável em 2021, sendo 837 neste ano, de janeiro a setembro, e também no mesmo período de 2020. Especificamente nas rodovias localizadas na Cidade foi registrado redução de 4,15% no número de acidentes não fatais, sendo 241 acidentes no período entre janeiro e setembro do ano passado e 231 neste ano.

Destes dados positivos, o destaque foi a redução de 11,40% no total de acidentes com motocicletas em Praia Grande, sendo 500 ocorrências de janeiro a setembro de 2020 e 443 no mesmo período deste ano, apesar do crescimento da frota e do expressivo aumento dos serviços de entrega em domicílio (motoboys) em razão da pandemia. Houve redução, também, dos acidentes envolvendo bicicletas e ônibus: 4,17% e 42,86%, respectivamente.

O secretário de Trânsito, José Américo Franco Peixoto, destacou que mesmo que o total geral de acidentes ocorridos em Praia Grande tenha apresentado aumento de 7% no período em que se deu a flexibilização da pandemia, a redução de vítimas fatais aponta um importante resultado de todas as ações que vem sendo desenvolvidas na Cidade. “Só os óbitos ocorridos em vias municipais reduziram de 14 casos no ano passado para 11 neste ano; uma queda de 21,43% de vítimas fatais, demonstrando que houve uma importante redução na gravidade dos acidentes”.

Dentre as principais ações apontadas como motivos para os números positivos no balanço anual da Setran estão os investimentos na otimização do controle de tráfego e de dispositivos de sinalização para melhoria das condições de locomoção e de segurança dos usuários da via. Além da redução do número de vítimas dos índices e da gravidade nos acidentes de trânsito, as melhorias desenvolvidas também tiveram como meta estabelecer a minimização dos conflitos entre os modos de circulação, organizando o trânsito da Cidade.

Com isso, em 2021 foram instaladas 651 novas placas de trânsito e 469 foram substituídas, e, ainda, 2.388,50 m² de linhas de canalização, legendas, retenção, seccionadas, contínuas e vagas específicas foram instaladas, além de 14.617,56m² de faixas de segurança, entre outras, foram aplicadas ou revitalizadas nas vias, de forma a promover a melhoria das condições físicas da sinalização do sistema viário, e com isso, minimizar o potencial risco de acidentes.

Na educação de trânsito, foram realizadas campanhas através de posts educativos nas redes sociais para os diversos públicos e o Concurso de Vídeos para alunos das escolas de Ensino Fundamental das redes pública e privada sediadas no Município, cujo tema foi: "Se essa rua fosse minha: ideias para salvar vidas", que envolveu 19 escolas, com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das redes pública e particular de ensino na Cidade. A premiação ocorreu durante a Semana Nacional de Trânsito, comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro.

O sistema semafórico de Praia Grande foi amplamente atualizado e conta atualmente com Central Semafórica e 50 Unidades Controladoras Programáveis, estrategicamente instaladas em mais de 50 cruzamentos ao longo de toda Cidade. Os controladores semafóricos analógicos foram substituídos por controladores programáveis que permitem a integração dos mesmos à Central Semafórica, implantada em dezembro de 2020, possibilitando interagir à distância com os focos semafóricos através de sistema próprio que emite alertas de falhas e possíveis defeitos, permitindo realizar remotamente a atualização do sistema e planos semafóricos, bem como correções de possíveis falhas, sem a necessidade de enviar uma equipe técnica no local.

O dia a dia dos agentes de trânsito da Setran em 2021 ainda incluíram importantes trabalhos como a travessia segura em diversos pontos da Ciade, com viatura estacionada em locais de grande fluxo de pedestres e veículos, para que os agentes auxiliassem os pedestres para a travessia nas faixas sinalizadas. Também foram realizadas ações específicas em pontos estratégicos, onde há maior índice de acidentes e/ou grande fluxo de veículos, a fim de inibir infrações e, consequentemente, acidentes.

Todo o trabalho de orientação e fiscalização viária também foi realizado de forma coordenada na Cidade, com viaturas em patrulhamento intenso nos locais com maior índice de infrações e acidentes, efetuando a devida fiscalização com foco na orientação. As equipes também realizaram ao longo do ano diversos trabalhos de apoio em obras e serviços com agentes sinalizando com cones e/ou cavaletes (como, por exemplo, corredor para pedestres) nos locais onde são executados serviços de concretagem, carga/descarga de materiais e/ou equipamentos, entre outros. Tal sinalização visa garantir a segurança dos trabalhadores e dos usuários das vias.

A chamada Operação Escola continuou a acontecer em Praia Grande em 2021 durante o período de retomada das aulas presenciais nas unidades escolares da Cidade, com uma viatura estacionada na proximidade das escolas, onde os agentes efetuam travessia segura dos pedestres, auxiliam no embarque/desembarque de passageiros e coordenam o trafego.

Além disso, o Município contou ainda com as Operações Força Tarefa, com viaturas da Setran em apoio a Policia Militar, a Guarda Civil Municipal e a outras Secretarias Municipais, para, enquanto aqueles órgãos atuassem em ações de segurança pública e/ou fiscalização as normas de Posturas Municipais, Agentes de Trânsito coordenassem o fluxo de veículos, a fim de garantir a segurança dos servidores, bem como dos usuários das vias.

Peixoto destacou que ainda que o balanço de 2021 de Praia Grande seja positivo, os trabalhos continuam. “Os anos de 2020 e 2021 foram extremamente atípicos devido à pandemia, que influenciou muito o trânsito em todo o mundo. Especialmente com o aumento visível dos veículos de entrega de produtos e alimentos. Por isso, o trabalho logístico e de análise são fundamentais. A Setran busca constantemente entender questões básicas sobre cada acidente, para poder promover ações cada vez mais eficientes”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias