Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
25 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Alimentação, atividade física e saúde bucal são temas de encontro na Usafa Rio Branco
Profissionais da unidade ofereceram orientações aos moradores
21/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Com objetivo de realizar a promoção à saúde junto à comunidade, a Usafa Rio Branco organizou nesta segunda-feira (20) um encontro com os moradores na Academia da Saúde. Foram oferecidas diversas orientações e dicas sobre alimentação, em especial por conta das festas de fim de ano. Também foi abordada a importância da atividade física, cuidados com a higiene bucal e o quanto essas e outras ações estão interligadas para o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.

O educador físico Fernando Carneiro explicou que, por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram de praticar exercícios e passaram a se alimentar de forma errada, causando diversos problemas. Por isso, o encontro visou retomar os cuidados e a atenção à saúde das próprias pessoas. “Procuramos oferecer informações para que as pessoas tomem cuidado com as escolhas, especialmente neste fim de ano em que o pessoal costuma exagerar”, contou.

A nutricionista Cristina Freitas tirou inúmeras dúvidas dos presentes, destacou aspectos nutricionais dos alimentos e reforçou o cuidado com os alimentos ultraprocessados. “A bolacha recheada e o salgadinho, por exemplo, são alimentos que passaram por diversas transformações. A indústria quer vender, então coloca aromatizante, saborizante e outros produtos químicos para ficar gostoso, palatável. Só que esses produtos são muito calóricos, têm muita gordura, açúcares e nenhum nutriente”, afirmou.

Os profissionais da Usafa destacaram ainda a importância de o indivíduo ser participante dessa busca por melhor qualidade de vida e saúde. “A pessoa precisa ter consciência de que ela também faz parte desse processo, não é só vir na Usafa, passar no médico, tomar o medicamento. Ela deve se cuidar também, dormir melhor, cuidar da espiritualidade, da alimentação, fazer atividade física. Tudo isso é interligado e vai ajudar a ter uma saúde melhor”, destacou Fernando Carneiro.

Na mesma linha de raciocínio seguiu o dentista Wagner Cavallette, que, com a equipe de odontologia da unidade, demonstrou a forma correta de escovar os dentes e também de passar o fio dental. “É importante seguir as orientações de toda a equipe de saúde da família. A pessoa precisa se conscientizar e cuidar da saúde como um todo e não pensar na sua saúde e procurar o serviço apenas quando tem algum problema”, disse.

Usafas – Investir na Atenção Básica é a principal diretriz da área da Saúde em Praia Grande. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários nas unidades de Saúde da Família (Usafas) que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. A Cidade chegou à marca de 30 equipamentos deste tipo. Para os próximos anos, está prevista a construção de mais quatro Usafas.

Mensalmente são realizados cerca de 40 mil atendimentos voltados a população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos, entre outros.

Os números municipais comprovam o avanço. A Cidade ampliou as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Usafas. Em 2012, eram 47, agora, em 2021, são mais de 100, crescimento que supera 100%. Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional na ESF. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.

A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto de mais de 80%. Em 2012, eram 16 equipamentos deste tipo. Após a inauguração das Usafas Princesa, Noêmia e Guilhermina, a Cidade passou a contar com 30 unidades.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias