Com objetivo de realizar a promoção à saúde junto à comunidade, a Usafa Rio Branco organizou nesta segunda-feira (20) um encontro com os moradores na Academia da Saúde. Foram oferecidas diversas orientações e dicas sobre alimentação, em especial por conta das festas de fim de ano. Também foi abordada a importância da atividade física, cuidados com a higiene bucal e o quanto essas e outras ações estão interligadas para o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.
O educador físico Fernando Carneiro explicou que, por conta da pandemia, muitas pessoas deixaram de praticar exercícios e passaram a se alimentar de forma errada, causando diversos problemas. Por isso, o encontro visou retomar os cuidados e a atenção à saúde das próprias pessoas. “Procuramos oferecer informações para que as pessoas tomem cuidado com as escolhas, especialmente neste fim de ano em que o pessoal costuma exagerar”, contou.
A nutricionista Cristina Freitas tirou inúmeras dúvidas dos presentes, destacou aspectos nutricionais dos alimentos e reforçou o cuidado com os alimentos ultraprocessados. “A bolacha recheada e o salgadinho, por exemplo, são alimentos que passaram por diversas transformações. A indústria quer vender, então coloca aromatizante, saborizante e outros produtos químicos para ficar gostoso, palatável. Só que esses produtos são muito calóricos, têm muita gordura, açúcares e nenhum nutriente”, afirmou.
Os profissionais da Usafa destacaram ainda a importância de o indivíduo ser participante dessa busca por melhor qualidade de vida e saúde. “A pessoa precisa ter consciência de que ela também faz parte desse processo, não é só vir na Usafa, passar no médico, tomar o medicamento. Ela deve se cuidar também, dormir melhor, cuidar da espiritualidade, da alimentação, fazer atividade física. Tudo isso é interligado e vai ajudar a ter uma saúde melhor”, destacou Fernando Carneiro.
Na mesma linha de raciocínio seguiu o dentista Wagner Cavallette, que, com a equipe de odontologia da unidade, demonstrou a forma correta de escovar os dentes e também de passar o fio dental. “É importante seguir as orientações de toda a equipe de saúde da família. A pessoa precisa se conscientizar e cuidar da saúde como um todo e não pensar na sua saúde e procurar o serviço apenas quando tem algum problema”, disse.
Usafas – Investir na Atenção Básica é a principal diretriz da área da Saúde em Praia Grande. O setor é considerado porta de entrada do sistema responsável por atendimentos primários nas unidades de Saúde da Família (Usafas) que evitam procedimentos de urgência, emergência e hospitalares através de acompanhamento médico com consultas. A Cidade chegou à marca de 30 equipamentos deste tipo. Para os próximos anos, está prevista a construção de mais quatro Usafas.
Mensalmente são realizados cerca de 40 mil atendimentos voltados a população como consultas, exames, diagnósticos e encaminhamentos para as Especialidades Médicas, trabalhos em grupo, pequenos procedimentos, entre outros.
Os números municipais comprovam o avanço. A Cidade ampliou as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) que atuam nas Usafas. Em 2012, eram 47, agora, em 2021, são mais de 100, crescimento que supera 100%. Desta forma, Praia Grande garante cobertura total populacional na ESF. A excelente marca reforça o Município como referência na Região Metropolitana da Baixada Santista no setor.
A mesma evolução ocorreu com relação ao número de Usafas, com salto de mais de 80%. Em 2012, eram 16 equipamentos deste tipo. Após a inauguração das Usafas Princesa, Noêmia e Guilhermina, a Cidade passou a contar com 30 unidades.
|