Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Retomada de eventos culturais e turísticos marca ano de 2021
Secretaria de Cultura e Turismo de Praia Grande realiza balanço de atividades
22/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
O ano de 2021 foi marcado pela retomada das atividades culturais e eventos turísticos em Praia Grande. Após meses sem a realização de programação presencial, a Secretaria de Cultura e Turismo foi destaque na Cidade, com a implantação de novos atividades e continuidade de ações já desenvolvidas.

Em janeiro e fevereiro, com atividades presenciais ainda suspensas pela pandemia de Covid-19, o foco dos trabalhos foi a implantação da Lei Aldir Blanc, que contemplou artistas da Cidade por meio de editais de premiação. Foram 216 projetos premiados, totalizando R$ 1.876,300 em recursos provenientes do Governo Federal.

No mês de março, a exposição Mulheres de A a Z contemplou o público feminino de diferentes classes sociais, idade e profissão, em uma mostra fotográfica preparada em alusão ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. A exposição ficou em cartaz na Galeria de Artes Nilton Zanotti e pôde ser visitada também de maneira virtual. O espetáculo Paixão de Cristo - O Musical, foi reexibido via redes sociais da Prefeitura de Praia Grande. A produção celebrou a Páscoa.

As atividades presenciais seguiram suspensas em abril. Outro espetáculo produzido pelo Núcleo Artístico Palácio das Artes, O Dinheiro do Tio, foi reexibido também via redes sociais da Prefeitura.

Maio foi o mês da retomada da programação presencial, com a 4ª Semana da Cultura Caiçara. O evento, com atividades híbridas e que aconteceu de 25 a 31 de maio, teve exposições, bate papos, contação de histórias e feira de artesanato itinerante.

O projeto Música no Hall, que oferece música ao vivo de qualidade e atividades culturais gratuitas nos finais de semana no Palácio das Artes, teve início em junho. A cada fim de semana, um artista de estilo musical diferente se apresentou no Hall de Entrada. A programação conta também com apresentações de dança, contação de histórias e visitação às exposições em cartaz.

O Museu da Cidade recebeu, no mês de julho, a exposição dos Jogos Olímpicos chamada ‘Praia Grande é Ouro’, que fez parte do evento olímpico organizado pela Sectur em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Seel) da Cidade. A mostra apresentou artigos, como medalhas, e roupas utilizadas por atletas olímpicos.

O Plano de Qualificação do Setor Turístico teve início em agosto com o desenvolvimento de oficinas de participação pública. A Feira de Troca de Livros voltou a ser realizada no Palácio das Artes, juntamente com as atividades do Música no Hall, e a Galeria Nilton Zanotti recebeu a exposição Artistas da Cidade. A iniciativa se consolidou como espaço importante para artistas plásticos de Praia Grande mostrarem seus trabalhos.

O Pet Stop, evento realizado pela primeira vez na Cidade, foi a principal atração do mês de setembro. Voltado para bichinhos de estimação e tutores, o Pet Stop aconteceu no Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues e contou com concursos, adoção de animais, exposição de produtos, entre outros.

Ainda em setembro, o Núcleo Artístico Palácio das Artes retomou as atividades presenciais, assim como a escola Porto das Artes, que passou a funcionar no PDA.

Os Espaços Kids, instalados na orla da praia, foram abertos ao público em outubro, fazendo parte das comemorações do mês da criança. São quatro espaços gratuitos disponíveis para a criançada: Espaço Kids Forte, Aviação, Ocian e Tupi, que funcionam de terça a domingo, das 10 às 18 horas.

Novembro foi marcado pela abertura do 27º Salão de Artes Plásticas, uma das principais exposições do País, que reúne artistas de todo o Brasil com obras de diversos segmentos como pintura, escultura, desenho, fotografia, entre outros. O Salão fica em cartaz na Galeria Nilton Zanotti até dia 31 de janeiro de 2022, com visitação de terça a domingo, das 14 às 17 horas, gratuito.

O espetáculo Aleluia para o Novo Rei - Auto de Natal, foi apresentado no Teatro Serafim Gonzalez no mês de novembro em quatro sessões, com entrada solidária por meio de doação de alimentos, repassados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande.

Novembro também foi o mês de realização da Semana da Consciência Negra, evento inédito na Cidade, realizado em parceria com o Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial. Foram diversas atividades culturais, exposições e palestras.

Em dezembro, a programação da temporada de verão ganhou destaque. A iluminação natalina da Cidade e o início das atividades na arena natalina, do Estação Verão Praia, foram os eventos que abrilhantaram ainda mais a sequência da retomada das atividades turísticas em Praia Grande.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias