Cidadania realiza vistorias em 25 bairros de PG

Durante o ano, setor percorreu todas as regiões da Cidade

22/12/2021

A Subsecretaria de Ações e Cidadania de Praia Grande encerra mais um ano de trabalho com muitos projetos realizados em prol da população. Além das ações contínuas de atendimento e acompanhamento das entidades em geral (associações, igrejas, matrizes africanas, ONG’s, times de futebol, esportivas), destaque também para as vistorias realizadas em 25 bairros da Cidade, anotando as demandas da população e buscando soluções.

A Cidadania registou um total de 2.039 visitas à comerciantes, associações, escolas, unidades de saúde, ONG’s, igrejas, entre outros, a fim de aproximar a Administração dos munícipes e fornecer orientações. Através dessas visitas, foram registradas 710 vistorias, para manutenções de espaços públicos. Em relação aos serviços presenciais e online, foram 1.484 atendimentos.

Sobre orientação administrativa e apoio jurídico às entidades da sociedade civil organizada, foram realizados atendimentos para abertura de novas associações e atualização de documentações vencidas. Só este ano foram registradas na Cidadania 50 novas Igrejas evangélicas, 36 ONG’s e Associações esportivas, 25 times de futebol, 19 Associações de bairro, 7 de Capoeira e 4 de Matrizes africanas, um total de 141 serviços.

O Programa Cidadania no Bairro também foi cumprido em 2021. O setor visitou um total de 25 bairros, onde foram solicitadas um total de 505 demandas e encaminhadas às secretarias pertinentes. Foram contemplados com o projeto, os Bairros Anhanguera, Solemar, Glória, Ribeirópolis, Nova Mirim, Cidade da Criança, Real, Imperador, Flórida, Princesa, Jardim Alice, Samambaia, Caiçara, Quietude, Ocian, Esmeralda, Guilhermina, Antártica, Aviação, Melvi, Maracanã, Sítio Do Campo, Tupiry (Caieiras), Vila Sônia e Mirim.

Outra ação foi a criação do programa “O que tem em Praia Grande”, com objetivo de cadastrar e/ou atualizar as informações dos comércios na plataforma Google Maps. Ao todo foram visitados 649 comércios, afim de proporcionar visibilidade e facilitar a localização de munícipes e turistas que procuram os estabelecimentos comerciais da Cidade.

O setor também promoveu, em parceria com a Secretaria de Assuntos Institucionais e o Sebrae, a palestra “Conhecendo o SEBRAE” para aproximadamente 80 pessoas, representantes de entidades cadastradas. O evento abordou as opções de programas e cursos gratuitos do órgão, tais como: Sebrae Inova, Sebrae TEC, Projeto ALI, Empreenda Rápido (primeiros passos) e Empreenda Rápido (Técnico).

O subsecretário de Ações e Cidadania, Claudino Pacheco Filho, o Tico, destacou que o objetivo para 2022 é dar sequência a este trabalho. “Foi um ano produtivo e de muitas ações a fim de aproximar a população da Administração praia-grandense. Apesar da pandemia, realizamos o que estava planejado. Que venha 2022, para darmos continuidade nas ações em prol da melhoria dos serviços públicos para a população”.

Atendimento - A Subsecretaria de Ações da Cidadania de Praia Grande fica na Rua Xavantes, nº 51, no Bairro Tupi. O atendimento físico ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, exceto feriados e pontos facultativos. O agendamento pode ser feito pelo telefone (13) 3496-5301.