O Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor de Praia Grande (Procon-PG) realizou em 2021 mais de 8 mil atendimentos, somando os 3.340 atendimentos presenciais e as quase 5 mil orientações telefônicas para sanar as dúvidas de consumidores. Os números consideram o período de 01/01/2021 a 07/12/2021, conforme relatório do Sistema Nacional de Atendimento ao Consumidor.
Além do atendimento de orientação na Sede do Procon, os fiscais do órgão realizaram 22 fiscalizações e participaram, em conjunto com os fiscais do Procon Regional, de vistorias no comércio da Cidade, incluindo lojas de rua, galerias e shopping. As principais ações de fiscalização e orientação no comércio foram realizadas próximo a datas comemorativas, como Dia das Mães, Pais, Páscoa, black friday e outras.
Durante todo o ano de 2021, os principais atendimentos do órgão foram relacionados a assuntos financeiros (crédito consignado sem autorização do consumidor, problemas bancários); reclamações de produtos (prazo de entrega, produtos com vício, preços e garantia); questionamentos de serviços essenciais (agua, luz, telefonia e internet); serviços privados (contratos e cursos); e manifestações relacionadas à saúde; habitação e alimentação.
Conforme a coordenadora do Procon Praia Grande, Andrea Rodrigues, o órgão está de portas abertas para receber munícipes e orientar sobre seus direitos e deveres. “A nossa missão é oferecer dicas para que os munícipes fiquem cientes de seus direitos e deveres como consumidores e, com isso, evitem cair em golpes ou em propagandas enganosas. O comércio deve cumprir todas as regras básicas do Código de Defesa do Consumidor e queremos assegurar que isso seja respeitado em nossa Cidade”.
Atendimento – O Procon de Praia Grande está situado na Rua Jaú, nº 880, sala 72, Bairro Boqueirão. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h30 ás 16h30. O órgão também recebe demandas pelo e-mail procon@praiagrande.sp.gov.br. O telefone é (13) 3473-6810.
|