Brasão de Praia Grande  

quarta-feira
25 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Equipe do Nasf passa por oficina de dança circular em cadeira
Meta é levar atividade às Usafas e às Academias da Saúde
28/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Visando oferecer cada vez mais promoção a saúde e qualidade de vida à população, a Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande ofereceu nesta segunda-feira (27) uma oficina de dança circular em cadeira para os profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), que atua na rede de Atenção Básica do Município.

O encontro ocorreu na sede do Conviver Boqueirão e teve a participação de psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos das Academias da Saúde e demais profissionais do Nasf. A capacitação foi ministrada pela assistente social do Nasf de Peruíbe e focalizadora de dança circular, Vânia Gonçalves Martins, e contou com diversas atividades práticas e de vivência da dança circular em cadeira. O objetivo é incorporar tal prática integrativa, que faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), nas ações das equipes junto à comunidade praia-grandense.

A dança circular é uma prática que envolve dança de roda, tradicional e contemporânea, e remete a tempos antigos, em que as pessoas festejavam ao redor de uma fogueira ou em meio a brincadeiras e cantigas de roda, tão marcantes da história humana e também do folclore brasileiro. A ideia é trazer esses elementos à tona para incentivar a integração, a socialização e a coletividade e, consequentemente, o bem-estar, promovendo a saúde dos seus participantes.

“A dança circular é um braço das práticas integrativas e complementares (PICs) e esse movimento trabalha não só o corpo, como também a mente. Então, as pessoas vão se soltando, alguns traumas vão aparecendo durante a dança circular, que remete um pouco àquela criança interior de cada um, e nisso vão surgindo as questões que precisam ser trabalhadas. E tudo de uma maneira leve e gostosa, que envolve música, dança, expressão corporal, o sorriso, a alegria”, destaca a médica e coordenadora do Nasf da Sesap, Katia Mara Mendes Ferreira Santos.

Se a criação da dança circular foi introduzida no Brasil nos anos 1980 por Carlos Solano, a dança circular em cadeira é uma adaptação desenvolvida pela psicóloga Sandra Mazzoni em 2012, pensada nas pessoas com dificuldades de locomoção. “A dança circular em cadeira foi pensada para aquelas pessoas sem mobilidade, que não conseguem se locomover em círculo, em pé, como em uma dança circular. Ela é bem inclusiva, pois uma pessoa que usa cadeira de rodas pode participar, já que fazemos uma adaptação dos movimentos”, explica Vânia Gonçalves Martins.

Uma das grandes vantagens da dança circular em cadeira está em poder ser feita em vários lugares, como auditórios, salas de aula, ambientes de trabalho, salas de espera, meios de transportes, hospitais, lares para idosos, espaços de cuidado psicossocial. Em Praia Grande, a equipe do Nasf deve aplicar em suas atividades junto às comunidades nas Unidades de Saúde da Família (Usafas), como, por exemplo, nas rodas de terapia comunitária que estão sendo retomadas e também nas aulas das Academias da Saúde.

“Se a dança for praticada com frequência, ela oferece vários benefícios. Ela dá alegria, melhora a concentração, o equilíbrio, trabalha as cadeias musculares, as articulações e trabalha também as memórias afetivas. Mas o principal para mim é o bem-estar físico, mental, espiritual, melhorando a qualidade de vida da pessoa”, finaliza Vânia Gonçalves Martins.





página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias