Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Obras melhoram drenagem e sistema viário do Bairro Tupi
Prefeitura investiu R$ 11,7 milhões na execução dos serviços
28/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande entregou oficialmente nesta segunda-feira (27) as obras de reforma da rede de drenagem e melhoria no sistema viário e circulação de pedestres no binário das ruas Tupi e Xavantes (Bairro Tupi). O evento, que teve a presença da prefeita Raquel Chini, foi marcado por caminhada ao longo das vias beneficiadas. O investimento totalizou R$ 11,7 milhões.

Como ressaltou a prefeita, a principal ação realizada no bairro foi a substituição da antiga rede de drenagem, por uma nova, que foi ampliada e interligada ao Canal Negro Velho, aumentando a capacidade de captação e condução das águas das chuvas. “Com isso a possibilidade de pontos com poças em ruas do bairro será minimizada. E complementar a estes serviços foi realizada pavimentação de vias com bloquetes intertravados, além da urbanização das calçadas. Estas obras melhoraram não só o aspecto visual, como também a mobilidade urbana local, facilitando o acesso ao bairro e o trânsito de pedestres, ciclistas e motoristas”.

A titular da Secretaria de Obras Públicas (Seop) Eloisa Ojea explicou que estas obras integram projeto de modernização de vias do Bairro Tupi, com a construção do novo canal (Negro Velho). “Com o crescimento do bairro ao longo dos últimos anos, houve um aumento na impermeabilização do solo e intensificação da construção civil. Ao realizar um estudo no local, a Prefeitura verificou que infelizmente algumas construções acabaram interferindo e comprometendo a capacidade de captação e o fluxo das águas, do antigo canal. Com este diagnóstico em mãos, a Administração Municipal decidiu investir na obra do Canal Negro Velho, entregue em 2020. E na sequência então iniciamos os trabalhos de reforma e interligação das redes de drenagem ao novo sistema de escoamento do bairro e juntamente foi elaborado um projeto de urbanização especial, que visou melhorar o aspecto visual e o sistema viário do bairro”.

Para Roberto de Oliveira da Silva, que reside e tem comércio na Rua Tupi, as melhorias nas ruas do bairro deram nova vida ao local: “com as novas calçadas as pessoas estão caminhando mais tranquilas e seguras. O acesso ao comércio ficou mais fácil. E quem vem de carro encontra um trânsito ordenado e local para estacionamento. Ficou bem organizado e com isso todos ganham. A Prefeitura fez um bom trabalho”.

Já a comerciante e moradora na Rua Xavantes, Carla Rocha, ressaltou os benefícios que a nova drenagem trouxe para o bairro: “O que mais me agradou nesta obra foi que as poças de água que ficavam depois que chovia muito, sumiram. Para nós comerciantes e moradores essa melhoria foi muito importante, pois permite que as pessoas continuem circulando. Eu tenho um salão de beleza e percebi de imediato como essa mudança foi positiva. E tenho certeza que como eu todos, sejam moradores ou comerciantes, sentiram a diferença. Então só posso dizer que estou muito satisfeita com os trabalhos que a Prefeitura fez aqui no bairro”.

O projeto de pavimentação de vias contemplou as ruas Tupi e Xavantes, que são importantes ligações entre a área da praia (Av. Pres. Castelo Branco) e a Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas (marginal da Via Expressa Sul), as Ruas Bororós e Paje são transversais que auxiliam no fluxo do trânsito e no acesso ao entorno. Também a Av. Pres. Kennedy, trecho entre as ruas Tupi e Xavantes, ganhou nova pavimentação com bloquetes intertravados de concreto e as calçadas com Pedra São Thomé.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias