Sefin amplia capacidade de investimentos e facilita serviços aos contribuintes de PG

Nova rotina de pagamento implantada na Prefeitura rendeu bom resultado financeiro

29/12/2021

Ampliar e melhorar os serviços públicos aos contribuintes. Este foi o principal objetivo da Secretaria de Finanças (Sefin) neste ano de 2021. Além de cumprir as metas estipuladas no Plano de Governo, a Pasta inovou com a implantação de diversas medidas que ampliaram a capacidade de investimentos da Administração Municipal e agilizaram diversos serviços financeiros aos contribuintes.

Apesar dos desafios enfrentados durante o ano, devido aos impactos da pandemia, o Município fecha o exercício de 2021 cumprindo todas as obrigações orçamentárias e aplicações constitucionais. Neste mês de dezembro, a Sefin coordena uma agenda de ações que incluem o encerramento contábil de 2021 e o planejamento para o início da aplicação do orçamento de 2022. Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado. O Município atrai cada vez mais investidores e somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de mais de 20 mil empregos.

Ainda entre as ações desenvolvidas pela Sefin em 2021, destaque para a nova rotina de pagamentos da Prefeitura, que segue rendendo bons resultados financeiros para Praia Grande. As mudanças adotadas nos processos de pagamentos a fornecedores garantiram a melhora na arrecadação dos rendimentos de aplicações, possibilitando o aumento da capacidade de investimentos. Este ano a Sefin também buscou novos fundos de investimentos, que ampliaram a rentabilidade municipal. Entre as ações implantadas, novas tratativas com os bancos, redução de 50% das tarifas, em relação as que vinham sendo cobradas, e fundos de investimentos exclusivos e com rentabilidade maior. O objetivo é redução das tarifas bancárias e economia nas despesas municipais.

Para se ter uma ideia do aumento de receitas, os rendimentos de aplicações financeiras arrecadados no mês de novembro de 2021 correspondem a 1334.34% a mais do que o valor arrecadado no mesmo mês do ano passado. As alterações feitas na rotina cumprem todas as cláusulas estipuladas em contratos e as legislações vigentes.

Além do aumento de receitas com os rendimentos de aplicações financeiras, outro destaque do ano foi a implantação da opção de parcelamento online de débitos de IPTU através do portal da Prefeitura. A implantação dessa medida já representa um aumento de 20% na arrecadação da dívida ativa. Antes da medida, para regularizar a situação, os munícipes só tinham uma opção, ir até a Prefeitura e aguardar atendimento. Agora tudo pode ser feito de forma online.

Ainda falando de economia, com a intenção de reduzir os impactos da atividade econômica na Cidade, a Prefeitura criou este ano cerca de 1 mil licenças temporárias para a prática da atividade de ambulante. A medida garantiu a geração de renda para famílias afetadas pela pandemia.

A Sefin cumpriu ainda a meta de tornar mais ágil, acessível e eficiente o atendimento ao contribuinte. Para isso, disponibilizou serviços digitais através do WhatsApp business, implantou totens de autoatendimento “PG Online” no saguão do Paço e possibilitou o agendamento de dia e horário para atendimento nos guichês. A pasta realizou também a distribuição de panfletos com QR Code para acesso fácil dos contribuintes aos serviços online da prefeitura e descentralizou os atendimentos do Paço, instalando dois totens para serviços diversos no Poupatempo.

Outra meta que a Sefin está desenvolvendo, junto a Secretaria Municipal de Planejamento, é o novo sistema de abertura de empresas, que permitirá a solicitação de Alvará/Inscrição Municipal de forma 100% online. A primeira etapa já está em fase de testes e a previsão de colocar em produção no início de 2022.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção da Sefin é sempre melhorar a arrecadação, otimizar os recursos e garantir um atendimento de qualidade ao contribuinte. “Além de melhorar a arrecadação, Praia Grande está economizando e isso faz aumentar a capacidade de investimentos. É papel da administração pública atender e dar uma resposta ágil ao munícipe e é isso que temos buscado com todas as opções disponíveis na Sefin. Vamos continuar investindo na tecnologia em benefício do contribuinte e manter o planejamento rigoroso e responsável dos gastos públicos, para continuar garantindo a boa saúde financeira da Cidade. Isso vai possibilitar o cumprimento de todas metas do Plano de Governo durante os próximos anos”.