Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Sefin amplia capacidade de investimentos e facilita serviços aos contribuintes de PG
Nova rotina de pagamento implantada na Prefeitura rendeu bom resultado financeiro
29/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Ampliar e melhorar os serviços públicos aos contribuintes. Este foi o principal objetivo da Secretaria de Finanças (Sefin) neste ano de 2021. Além de cumprir as metas estipuladas no Plano de Governo, a Pasta inovou com a implantação de diversas medidas que ampliaram a capacidade de investimentos da Administração Municipal e agilizaram diversos serviços financeiros aos contribuintes.

Apesar dos desafios enfrentados durante o ano, devido aos impactos da pandemia, o Município fecha o exercício de 2021 cumprindo todas as obrigações orçamentárias e aplicações constitucionais. Neste mês de dezembro, a Sefin coordena uma agenda de ações que incluem o encerramento contábil de 2021 e o planejamento para o início da aplicação do orçamento de 2022. Praia Grande se destaca no cenário nacional com ritmo acelerado. O Município atrai cada vez mais investidores e somente para os próximos anos, em empresas já anunciadas, a projeção é de mais de 20 mil empregos.

Ainda entre as ações desenvolvidas pela Sefin em 2021, destaque para a nova rotina de pagamentos da Prefeitura, que segue rendendo bons resultados financeiros para Praia Grande. As mudanças adotadas nos processos de pagamentos a fornecedores garantiram a melhora na arrecadação dos rendimentos de aplicações, possibilitando o aumento da capacidade de investimentos. Este ano a Sefin também buscou novos fundos de investimentos, que ampliaram a rentabilidade municipal. Entre as ações implantadas, novas tratativas com os bancos, redução de 50% das tarifas, em relação as que vinham sendo cobradas, e fundos de investimentos exclusivos e com rentabilidade maior. O objetivo é redução das tarifas bancárias e economia nas despesas municipais.

Para se ter uma ideia do aumento de receitas, os rendimentos de aplicações financeiras arrecadados no mês de novembro de 2021 correspondem a 1334.34% a mais do que o valor arrecadado no mesmo mês do ano passado. As alterações feitas na rotina cumprem todas as cláusulas estipuladas em contratos e as legislações vigentes.

Além do aumento de receitas com os rendimentos de aplicações financeiras, outro destaque do ano foi a implantação da opção de parcelamento online de débitos de IPTU através do portal da Prefeitura. A implantação dessa medida já representa um aumento de 20% na arrecadação da dívida ativa. Antes da medida, para regularizar a situação, os munícipes só tinham uma opção, ir até a Prefeitura e aguardar atendimento. Agora tudo pode ser feito de forma online.

Ainda falando de economia, com a intenção de reduzir os impactos da atividade econômica na Cidade, a Prefeitura criou este ano cerca de 1 mil licenças temporárias para a prática da atividade de ambulante. A medida garantiu a geração de renda para famílias afetadas pela pandemia.

A Sefin cumpriu ainda a meta de tornar mais ágil, acessível e eficiente o atendimento ao contribuinte. Para isso, disponibilizou serviços digitais através do WhatsApp business, implantou totens de autoatendimento “PG Online” no saguão do Paço e possibilitou o agendamento de dia e horário para atendimento nos guichês. A pasta realizou também a distribuição de panfletos com QR Code para acesso fácil dos contribuintes aos serviços online da prefeitura e descentralizou os atendimentos do Paço, instalando dois totens para serviços diversos no Poupatempo.

Outra meta que a Sefin está desenvolvendo, junto a Secretaria Municipal de Planejamento, é o novo sistema de abertura de empresas, que permitirá a solicitação de Alvará/Inscrição Municipal de forma 100% online. A primeira etapa já está em fase de testes e a previsão de colocar em produção no início de 2022.

De acordo com o secretário de Finanças, Cristiano Mola, a intenção da Sefin é sempre melhorar a arrecadação, otimizar os recursos e garantir um atendimento de qualidade ao contribuinte. “Além de melhorar a arrecadação, Praia Grande está economizando e isso faz aumentar a capacidade de investimentos. É papel da administração pública atender e dar uma resposta ágil ao munícipe e é isso que temos buscado com todas as opções disponíveis na Sefin. Vamos continuar investindo na tecnologia em benefício do contribuinte e manter o planejamento rigoroso e responsável dos gastos públicos, para continuar garantindo a boa saúde financeira da Cidade. Isso vai possibilitar o cumprimento de todas metas do Plano de Governo durante os próximos anos”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias