Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Obras melhoram a qualidade de vida nos bairros de Praia Grande
Por meio de convênios, Prefeitura agrega recursos para orçamento da Cidade
29/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Obras Públicas (Seop), executou diversas ações visando a obtenção de recursos para execução de obras na Cidade. Em 2021 foram formalizados vários convênios com órgãos estaduais e federais, totalizando a obtenção de cerca de R$ 30 milhões, a serem investidos para melhoria na qualidade de vida nos bairros da Cidade.

“A Seop tem várias frentes de trabalho: são desenvolvidos estudos e projetos para pavimentação e drenagem, retificação e revestimento de canais, entre outros. Também coordena os procedimentos licitatórios e faz o acompanhamento da execução de obras. Trata-se de uma secretaria com ações bem diversificadas”, explica a titular da pasta, Eloisa Ojea.

Um dos projetos que se destacam entre aqueles que obtiveram recursos por meio de convênios é o de implantação do Parque de Lazer Vila São Jorge, um espaço de convivência e prática de atividades físicas e de lazer no loteamento São Jorge, Bairro Antártica. Também chama a atenção a reformulação do sistema viário e do sistema de drenagem das praças “A Tribuna e Parceria” e implantação de acesso de veículos no Complexo Cultural Palácio das Artes (bairro Boqueirão), assim como a Praça Carlos Gomes, no Bairro Solemar, que ganhará cara nova: no local será implantada a Casa do Artesão e Base da Guarda Civil Municipal. Os três projetos receberão recursos na ordem de R$ 11,7 milhões, do Departamento de Desenvolvimento da Estâncias Turísticas (Dadetur).

Quatro projetos receberão recursos obtidos por meio de convênio como Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro): a retificação e revestimento do trecho final do Canal Imperador; Serviços de desassoreamento das galerias de drenagem urbana de diversas vias no Bairro Sítio do Campo já tem os convênios assinados. Já os projetos de execução de reforço hidráulico do trecho de montante do Canal Vila Sônia e Serviço de desassoreamento dedas galerias de drenagem urbana de diversas vias do Bairro Ocian aguardam a assinatura dos respectivos convênios. “Estas obras trazem grandes benefícios para a Cidade, pois reduzem a possibilidade de alagamentos. Os serviços melhoram, principalmente, o fluxo das águas recolhidas pela rede. É um trabalho pouco observado, mas muito importante”, ressaltou Eloisa.

Também foram pleitos de infraestrutura urbana as obras de reformulação da rede de drenagem de parte das ruas cantor Luis Gonzaga e Cantor Cazuza; a pavimentação de alguns trechos de ruas do Bairro Tupiry e da R. Antonio Affonso Chaves (Quietude), enquanto a Rua 14, no Bairro Mirim, será urbanizada. Estas obras foram viabilizadas por meio de convênio com a União e Estado. “São obras que facilitarão o acesso e o trânsito de veículos e também a movimentação dos moradores pelos bairros. Além de possibilitar uma melhora também na oferta de serviços públicos e privados”, frisou a secretária.

Além das obras que utilizarão valores obtidos por meio de convênios, outras serão executadas com recursos próprios, com destaque para a remodelação do calçadão da orla da praia com implantação da fonte interativa (Bairro Tupi). O local deve tornar-se um novo ponto turístico da Cidade. Estão em fase de contrato as obras de recuperação do canal Acaraú Mirim; transposição das calçadas dos viadutos 7, 9 e 15; e supressão de calçadas com implantação de passeio central nos viadutos 11 e 18. Já a reurbanização da avenida Sérgio Gregório e João Roberto Correia está em licitação.

E há outras ações em andamento: é o caso da contratação de empresa especializada para elaboração de projeto de comporta a ser implantada no canal Guaramar, no Sítio do Campo, cujos procedimentos administrativos já estão em andamento.

E a Prefeitura continuará buscando novos recursos, elaborando projetos e estudos que permitam viabilizar as obras necessárias: “Os valores obtidos por meio dos convênios são importantes recursos para Cidade, que permitem executar mais obras e melhorar a infraestrutura urbana, levando mais serviços públicos aos bairros e com isso melhorando a qualidade de vida na Cidade como um todo”, finalizou Eloisa.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias