Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
19 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Subjuve tem ano promissor para os jovens de Praia Grande
Balanço anual da Subsecretaria reúne o cumprimento de metas de 2021
30/12/2021
  Compartilhar no Whatsapp
Os jovens praia-grandenses tiveram ótimas oportunidades ao longo de 2021 graças às ações da Subsecretaria de Assuntos da Juventude (Subjuve) de Praia Grande. O balanço anual da Subsecretaria reúne uma série de atividades desenvolvidas ao longo do ano a fim de trazer mais educação, conhecimento, diversão e diálogo para os jovens. O norte percorrido continua sendo a juventude como presente e não futuro, ou seja, os jovens precisam ser ouvidos hoje para mudar o amanhã!

Dentre as iniciativas para o cumprimento das metas do plano de governo da prefeita Raquel Chini, a Subjuve começou o ano acompanhando a reforma das cinco pistas de esportes radicais, localizadas nos bairros Ocian, Samambaia, Quietude, Aviação e Boqueirão, que atendem diversas modalidades esportivas.

Um dos eventos mais esperados pelos estudantes voltou a acontecer este ano na Cidade: a Feira do Estudante de Praia Grande que, devido à pandemia, ocorreu de forma online, com vídeos disponibilizados no canal da Prefeitura de Praia Grande no Youtube e nas redes sociais. A Feira é apontada como a maior na Região focada na educação, orientação, capacitação e direcionamento profissional do público jovem. O evento oportuniza o conhecimento de diversos cursos das instituições educacionais, tanto no âmbito universitário quanto no campo do ensino técnico e de cursos de idiomas.

A cultura também foi destaque neste ano de gestão, com a Mostra de Danças Urbanas de Praia Grande. A Mostra tem o objetivo de difundir e fomentar a dança urbana, gerar intercâmbio entre dança e cultura, e ampliar a visão sobre o que é a dança urbana. O evento também é desenvolvido para gerar interatividades entre os jovens, apresentando a dança como uma parte do protagonismo jovem. Entre as atividades, destaque para exposições de telas em grafite, batalha de allstyle, DJ, aulão de dança e apresentações de grupos da Região.

Com abertura para dialogar com os jovens, o Colóquio da Juventude também agitou PG com o tema “Perspectivas pós-pandemia - que mundo você quer?”. Na ocasião, membros de grêmios estudantis, movimentos culturais e esportivos da Região debateram acerca do mundo que desejam, suas perspectivas e sonhos, e puderam conferir palestras enriquecedoras. Como resultado dos debates, a Subsecretaria colheu inúmeras propostas que serão analisadas na intenção de melhorar as políticas públicas para a juventude.

Projetos – Neste ano, a Subsecretaria também trabalhou ativamente coordenando diversos projetos e programas com grande impacto social para os jovens e crianças de Praia Grande. É o caso do programa Crescer com Proteção, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que visa proteger crianças e adolescentes do Litoral Sul e do Vale do Ribeira contra todas as formas de violência.

Também em parceria com o Unicef, a Subsecretaria trabalhou ativamente coordenando a implementação do programa Busca Ativa Escolar no Município, que tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, Praia Grande passará a ter dados mais concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

A Subsecretaria também atuou na coordenação do Programa Coalizão em parceria com a ONG CADCA (Coalizões Comunitárias Antidrogas da América). O Programa tem o objetivo de criar programas de combate e prevenção às drogas no Município, e Praia Grande marcou presença com recorde de participação logo no primeiro dia de capacitação, com 15 participantes.

Além destes projetos, a Subjuve também agiu na coordenação do Plano Municipal da Primeira Infância do Município; e na elaboração, em parceria com a Subsecretaria de Educação (Seduc), de um sistema digital para facilitar o importante trabalho dos Coselheiros Tutelares.

Para o próximo ano, os projetos também já estão em andamento, como a elaboração do programa Escola do Trabalho, que iniciará no próximo período letivo. Trata-se de uma orientação profissional e de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho. A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados a partir dos 15 anos de idade, para troca de experiências. Durante 10 encontros, serão passadas orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego. Os participantes também serão incentivados a conhecerem a si mesmos, suas habilidades e competências, e estabelecerem metas de trabalho e de vida para que tenham sucesso e uma colocação no mercado de trabalho.

Para o subsecretário de Assuntos da Juventude, Augusto Schell, o ano teve um saldo positivo e demonstrou que o trabalho em equipe fez toda a diferença. “Trabalhamos em sinergia com outras secretarias para proporcionar o melhor aos nossos jovens e crianças. O cumprimento das metas do plano de governo demonstra que estamos no caminho certo, sempre trabalhando em prol de políticas públicas que melhorem o presente e o futuro da nossa população jovem”, afirmou.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias