PG recebe Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário de São Paulo

Homenagem se deu em reconhecimento às parcerias realizadas com a Cidade

10/1/2022

Praia Grande foi agraciada nesta segunda-feira (10) com a Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário de São Paulo, durante solenidade, na Capital, que celebrou os 74 anos de criação deste policiamento. A honraria foi outorgada a 75 pessoas, sendo apenas duas instituições públicas. Praia Grande foi a única do litoral a receber a homenagem, em reconhecimento à parceria com a corporação que se mantém há décadas.

A Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário tem o objetivo de homenagear personalidades civis e militares e instituições públicas e privadas que tenham contribuído para o maior brilho do Policiamento Rodoviário ou, de algum modo, prestado relevantes serviços ao Estado de São Paulo e ao seu povo.

O comandante do Policiamento Rodoviário de São Paulo, Tenente-Coronel Lourival da Silva Junior, destacou a importância da contribuição de todos os homenageados para o trabalho da corporação. “Todos agraciados aqui nos ajudam na governança, gestão e inovação para fazermos a cada dia um policiamento rodoviário mais estruturado, melhor equipado e com isso melhorar a segurança nas nossas rodovias. Todos são merecedores desta honraria”.

A 1º tenente da Polícia Militar Rodoviária, comandante da Rodovia dos Imigrantes, Larissa Fernanda Marcucci Sanches, explicou que a Medalha foi entregue à prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, por todo apoio oferecido à corporação. “Entregamos esta Medalha de Cinquentenário do Policiamento Rodoviário não somente pelo apoio que ela dá ao Policiamento Rodoviário da Cidade durante o ano, mas em especial nas épocas de Operação Verão. Esta é uma honraria de suma importância e raridade em reconhecimento aos que tanto contribuem conosco”, disse.

A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou o trabalho conjunto realizado na Cidade. “Sinto-me honrada em receber esta medalha que é disputadíssima e que é concedida às cidades parceiras como Praia Grande, que desde a década de 90 desenvolve ações conjuntas em parceria com a Polícia Rodoviária”.

Além de Praia Grande, apenas mais uma cidade, também comandada por uma mulher, recebeu a outorga: Itapetininga. E a prefeita, Simone Marquetto, também destacou a importância do trabalho conjunto. “Fiquei muito feliz com esta homenagem tão honrosa e ver que Praia Grande também é comandada por uma mulher, que também foi homenageada hoje, mostra que as mulheres são parceiras na gestão pública fazendo um trabalho sério e levando segurança para a população”.

Entre as diversas autoridades, participaram da solenidade o chefe de Gabinete na Secretaria de Segurança Pública, Coronel Mauro Cesar dos Santos Ricciarelli e o comandante do 1º Batalhão de Polícia Rodoviária; Tenente Coronel Fábio Carvalho Paganotto.

Evento – Além dos 74 anos de criação do Policiamento Rodoviário e Dia do Policial Militar Rodoviário, a solenidade ainda celebrou a aniversário de criação do 1º e 4º Batalhões de Polícia Rodoviária e outorga da Medalha do Cinquentenário do Policiamento Rodoviário.
Em 10 de janeiro de 1948, surgiu a Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo. O sonho e o ideal do Tenente PM José de Pina Figueiredo tornavam-se realidade. A partir de 1962, seus componentes passaram a integrar a então Força Pública do Estado de São Paulo, sob a denominação de Corpo de Policiamento Rodoviário.

Hoje, além de sua sede, o Comando de Policiamento Rodoviário em São Bernardo do Campo, atualmente conta com quatro companhias operacionais, sendo a 1ª e 4ª Cia em São Bernardo do Campo, 2ª Cia em Praia Grande e 3ª Cia em Santos. O 4º Batalhão de Polícia Rodoviária tem sede em Jundiaí e conta com Cias em Jundiaí, Campinas e Limeira. São cerca de 22 mil quilômetros de rodovias guarnecidas por 3.500 homens e mulheres da Polícia Rodoviária.