1º Fórum Metropolitano de Mobilidade acontece na próxima quinta-feira

Praia Grande participa do evento e inscrições estão abertas aos interessados

13/1/2022

Foto Indisponivel

Praia Grande vai participar do 1º Fórum Metropolitano de Mobilidade da Baixada Santista, que será realizado na próxima quinta-feira (20), das 9 às 18 horas. O evento será aberto ao público em geral de forma online e visa promover o Plano Regional de Mobilidade Sustentável da Baixada Santista (PRMSL-BS) e mobilizar os atores políticos, institucionais e a sociedade da Região para participar da sua elaboração, sendo uma oportunidade de compreender, através de apresentações e discussões, quais as expectativas da população sobre o desenvolvimento do Plano. As inscrições para participar de forma online do evento estão abertas através do site: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_92k1P_xNQGilZII1sBY6PA

O Fórum será dividido em 2 períodos. Na parte da manhã, o evento apresentará para o público um resumo do PRMSL-BS, com suas etapas de desenvolvimento, suas atividades e canais de participação social, e um panorama da mobilidade urbana na RMBS a partir da ótica das prefeituras dos nove municípios da Baixada.

No período da tarde, serão realizadas apresentações do Programa EUROCLIMA+ e da iniciativa Mobilise Your City, instituições promotoras do PRMSL-BS através da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo e da AGEM – Agência Metropolitana da Baixada Santista. Ao final, será apresentado um caso de estudo sobre o Plano Metropolitano de Mobilidade Sustentável da Região Portuária de Marseille, na França, que encerrará as apresentações do evento.

Nos dois períodos, entre as apresentações, haverá momentos de interação entre os painelistas e o público em geral, através do envio de comentários pelos chats das plataformas de transmissão do evento e participação ao vivo dos convidados que estiverem conectados através da sala virtual do Fórum na plataforma Zoom.

O evento terá formato híbrido, sendo a parte presencial restrita apenas para os convidados que farão as apresentações, além de instituições vinculadas ao plano e órgãos de imprensa. O público geral poderá participar virtualmente do evento de duas formas – através da sala virtual do Fórum, pela plataforma Zoom, que permitirá a interação dos participantes ao vivo através das câmeras dos seus dispositivos (computador ou celular) – ou assistindo ao evento através da página do PRMSL-BS no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UC7QKLF1pggG2ak41wC9o-vg), onde será possível enviar comentários pelo do Chat da plataforma, que serão organizados e lidos ao vivo no decorrer do evento.

Informações sobre registro na sala virtual do fórum do Zoom podem ser obtidas no site oficial do plano, o prmsl-bs.com.br/forum-metropolitano-de-mobilidade.

Confira a programação completa do evento abaixo:

09h00 – Abertura do Fórum
09h25 – Apresentação do PRMSL-BS
09h45 – Lançamento do Site Participativo
10h00 – Leitura dos comentários e interação ao vivo entre os participantes
10h25 – Panorama da mobilidade metropolitana pela ótica das 9 prefeituras da RMBS
10:30: Bertioga
10:40: Cubatão
10:50: Guarujá
11:00: Itanhaém
11:10: Mongaguá
11:20: Praia Grande
11:30: Peruíbe
11:40: Santos
11:50: São Vicente
12h00 – Leitura dos comentários e interação ao vivo entre os participantes
13h00 – Intervalo.

14h30 – Apresentação sobre as Diretrizes do programa EUROCLIMA+
15h00 – Leitura dos comentários e interação ao vivo entre os participantes
15h20 – Apresentação sobre das Diretrizes da iniciativa Mobilise Your City
16h00 – Leitura dos comentários e interação ao vivo entre os participantes
16h20 – Apresentação do estudo de caso do Plano Metropolitano de Mobilidade Sustentável da Região Portuária de Marseille, na França.
17h00 – Leitura dos comentários e interação ao vivo entre os participantes
17h45 – Falas finais de encerramento do Fórum.

Plano Regional – O PRMSL-BS é um plano de mobilidade regional que deverá apresentar diretrizes gerais e propostas de soluções integradas de transporte para a região metropolitana da Baixada Santista atendendo a princípios de sustentabilidade, equidade, gestão participativa e inclusão social.