Brasão de Praia Grande  

terça-feira
24 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Bairro Tupi vai ganhar fonte interativa
Trecho do calçadão da orla será remodelado para receber equipamento
21/1/2022
  Compartilhar no Whatsapp
A Prefeitura de Praia Grande iniciou as obras de remodelação do calçadão da orla, no trecho do Bairro Tupi. O destaque do projeto, que transformará o local na mais nova atração turística da Cidade, é a instalação de uma fonte interativa com duas baterias, com cerca de 56 m² cada uma. No total, o trecho remodelado terá 370 metros de extensão, localizado entre as Rua Napoleão Laureano e Tapajós. O investimento será de R$ 6 milhões e o prazo de execução da obra é de 12 meses.

Como explicou o titular da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Luis Fernando Félix de Paula, os trabalhos têm por objetivo a requalificação e inserção de equipamentos públicos para a população e também a criação de mais uma atração turística para a Cidade. “Todos se beneficiam. Além da valorização visual que proporcionará ao bairro, o local também atrairá muitos visitantes. O turismo é um importante transformador de economias e sociedades, promove inclusão social, gera oportunidades de emprego e renda. Praia Grande é uma Cidade turística e a Prefeitura realiza e apoia eventos e ações voltadas a fomentar o turismo”.

Para receber os novos equipamentos o calçadão será alargado, passando dos atuais 17 metros para 36 metros de largura. O trecho da Avenida Castelo Branco e Ciclovia (que vai da altura da Rua Dr. Napoleão Laureano até a Rua Tapajós) terá um desvio, ocupando trecho de área pública existente no local.

O projeto de remodelação do calçadão da orla e instalação de uma fonte interativa no bairro Tupi foi elaborado pela Subsecretaria de Projetos Especiais da Seurb. Um dos desenvolvedores do projeto, o arquiteto e Urbanista Marco Paulo Ferreira, ressaltou que conceitualmente o projeto se insere na representação de "homenagem" à água, situando-se próxima ao que será o "Museu da Água", que se estende até a "Praça da Água", com uma Fonte Interativa Seca, com jatos d’água e um plano de piso e paisagismo que remetem ao movimento das ondas. “O novo padrão visual do local será um grande diferencial. Entre as novidades está a substituição do mosaico português pela Pedra São Tomé. O mesmo acontecerá com todas as calçadas do trecho (lado predial). O paisagismo do novo calçadão também merece destaque: a distribuição dos jardins e equipamentos urbanos, como bancos e lixeiras, seguirão o formato de ondas”.

Fonte Interativa - O local contará com uma fonte interativa para estimulação sensorial, com jatos d’água de reuso e focos de luz, que criarão efeitos e movimentos de acordo com uma sequência estabelecida de evolução sincronizada.

O local onde estará a fonte receberá pedras antiderrapantes de granito apicoado, basalto e em um dos planos de piso continuará com o mosaico português, como parte da memória do local.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias