Praia Grande implanta Posto de Coleta de Leite Humano

Equipamento vai ajudar a salvar vidas de bebês recém-nascidos

Por Aline Gomes | 25/1/2022

Praia Grande implantou o Posto de Coleta de Leite Humano nesta terça-feira (25). O local fica no Centro Especialização de Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8813, Mirim e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A sala é climatizada, equipada com poltrona, freezer para conservação do leite doado e conta também com uma equipe especializada composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista para atender as mulheres que desejam doar seu leite. O Posto de Coleta tem uma parceria com o Banco de Leite Humano de Peruíbe, para onde leite doado será enviado, passará por análises físico-químicas e microbiológicas e pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças).

Em visita técnica ao local, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou que o Posto de Coleta vai colaborar com as vidas do bebês recém-nascidos e proporcionar incentivo à amamentação. “Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, o Banco de Leite de Peruíbe pela parceria e, principalmente, às mamães que são as protagonistas, que vão realizar as doações e salvar vidas com este ato de amor”, disse.

O leite materno ajuda a reduzir a mortalidade dos bebês. Além disso, protege contra infecções e outras enfermidades. O secretário de Saúde interino, José Isaías Costa Lima, explicou que o novo serviço vai ajudar a reduzir os indicadores de mortalidade infantil no município. “A cidade já vem numa decrescente em relação aos números, que é muito positivo. Agora com o Posto de Coleta, esperamos reduzir ainda mais os índices de Praia Grande”.

A maioria das mulheres que amamentam produz mais do que o necessário para alimentar o bebê, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e quanto mais a mulher faz isso, mais leite ela será capaz de produzir. “A coleta é simples e pode ser feita em qualquer quantidade, a doação só traz benefícios para as mães e bebês, e ainda ajuda a salvar vidas de outras crianças. “Cada mamãe recebe um kit composto por pote esterilizado, touca, gaze, avental e máscara descartável para que a coleta possa ser feita também em casa, congelada e, posteriormente, recolhida pela equipe”, explica a enfermeira responsável pelo Posto, Nathamy Jannuzzi, que é especialista em obstetrícia pelo Hospital Albert Einstein.

Disque Amamentação - A central telefônica Acolhe PG iniciou um atendimento específico para as novas e futuras mamães. É o Disk Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas a respeito do tema, seja por telefone ou por Whatsapp. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estarão à disposição para tirar as dúvidas das munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico.

E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente será encaminhada pelo próprio serviço para a sua Unidade de Saúde da Família (Usafa) ou para o Posto de Coleta de Leite Humano que também conta com pediatra, nutricionista e enfermeira.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Acolhe PG – Além do Disk Amamentação, o Acolhe PG oferece o acompanhamento de pacientes, atendimento específico de gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço em específico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.