Brasão de Praia Grande  

quinta-feira
19 de maio de 2022

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Praia Grande implanta Posto de Coleta de Leite Humano
Equipamento vai ajudar a salvar vidas de bebês recém-nascidos
25/1/2022 | Aline Gomes , MTB: 64.010
  Compartilhar no Whatsapp
Praia Grande implantou o Posto de Coleta de Leite Humano nesta terça-feira (25). O local fica no Centro Especialização de Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8813, Mirim e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

A sala é climatizada, equipada com poltrona, freezer para conservação do leite doado e conta também com uma equipe especializada composta por médico pediatra, enfermeiro e nutricionista para atender as mulheres que desejam doar seu leite. O Posto de Coleta tem uma parceria com o Banco de Leite Humano de Peruíbe, para onde leite doado será enviado, passará por análises físico-químicas e microbiológicas e pasteurizado (processo térmico que garante a qualidade do leite e mata microorganismos que poderiam causar doenças).

Em visita técnica ao local, a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini, destacou que o Posto de Coleta vai colaborar com as vidas do bebês recém-nascidos e proporcionar incentivo à amamentação. “Agradeço a todos os envolvidos nesse projeto, o Banco de Leite de Peruíbe pela parceria e, principalmente, às mamães que são as protagonistas, que vão realizar as doações e salvar vidas com este ato de amor”, disse.

O leite materno ajuda a reduzir a mortalidade dos bebês. Além disso, protege contra infecções e outras enfermidades. O secretário de Saúde interino, José Isaías Costa Lima, explicou que o novo serviço vai ajudar a reduzir os indicadores de mortalidade infantil no município. “A cidade já vem numa decrescente em relação aos números, que é muito positivo. Agora com o Posto de Coleta, esperamos reduzir ainda mais os índices de Praia Grande”.

A maioria das mulheres que amamentam produz mais do que o necessário para alimentar o bebê, especialmente do terceiro ao quinto dia após o parto. A produção do leite depende do esvaziamento da mama e quanto mais a mulher faz isso, mais leite ela será capaz de produzir. “A coleta é simples e pode ser feita em qualquer quantidade, a doação só traz benefícios para as mães e bebês, e ainda ajuda a salvar vidas de outras crianças. “Cada mamãe recebe um kit composto por pote esterilizado, touca, gaze, avental e máscara descartável para que a coleta possa ser feita também em casa, congelada e, posteriormente, recolhida pela equipe”, explica a enfermeira responsável pelo Posto, Nathamy Jannuzzi, que é especialista em obstetrícia pelo Hospital Albert Einstein.

Disque Amamentação - A central telefônica Acolhe PG iniciou um atendimento específico para as novas e futuras mamães. É o Disk Amamentação, um canal direto com profissionais capacitados em fornecer orientações e tirar dúvidas a respeito do tema, seja por telefone ou por Whatsapp. O objetivo é reforçar a importância do aleitamento materno para manter os bebês saudáveis e diminuir a mortalidade infantil.

O atendimento ocorre pelo telefone 3496-5262 de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h por ligação ou mensagem. Nesse período, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e demais profissionais de saúde capacitados em aleitamento materno estarão à disposição para tirar as dúvidas das munícipes e também de profissionais da rede que necessitem apoio técnico.

E nos casos em que a dúvida indique um acompanhamento presencial, a paciente será encaminhada pelo próprio serviço para a sua Unidade de Saúde da Família (Usafa) ou para o Posto de Coleta de Leite Humano que também conta com pediatra, nutricionista e enfermeira.

A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças pelo menos até dois anos ou mais, sendo, de maneira exclusiva, até os seis meses. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de 6 milhões de vidas são salvas todos os anos devido ao aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Acolhe PG – Além do Disk Amamentação, o Acolhe PG oferece o acompanhamento de pacientes, atendimento específico de gestantes de alto risco, agendamento de consulta nas Especialidades Médicas, além do atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados da covid-19. Esse serviço em específico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados das 8h às 17h. O atendimento ocorre pelos telefones 162 e 3496-2281.




página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias