Secretaria de Finanças realiza plano de ação e agiliza atendimento do WhatsApp

Com as mudanças, os serviços solicitados no WhatsApp são atendidos sem burocracia

26/1/2022

A Secretaria de Finanças (Sefin) da Prefeitura de Praia Grande tem inovado para melhor atender os contribuintes da Cidade. Uma ferramenta que está em constante aprimoramento é o serviço de WhatsApp, que atende pelo número 3496-2275. Um plano de ação foi criado pela Sefin e, com as medidas adotadas, o retorno ao contribuinte tem sido mais fácil e rápido. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto feriados e pontos facultativos.

O whatsapp business da Sefin oferece suporte à população para os seguintes serviços: Segunda via de tributos, Impostos em dívida ativa (parcelamento ou boleto à vista), Extrato de débitos, Certidões, Atualização cadastral, Guia de ITBI, Alvará, ISS/ICMS/Plantão fiscal, Agendamento de atendimento presencial e Outros Assuntos.

Ao enviar mensagem, a Sefin disponibiliza um menu de opções para todos os serviços. À medida que for escolhendo, o munícipe é direcionado ao que necessita. Na maioria das opções, o atendimento é automático e instantâneo, com exceção da função “Outros Assuntos”. Nesse caso, o contribuinte recebe outro menu de opções, com os seguintes serviços: Execução fiscal/ bloqueio de bens, Cancelamento/ reagendamento de atendimento presencial, Fiscal/ISS, Certidão de Tributos Municipais, Desconto de “Bom Pagador 2022” e Dúvidas, onde o contribuinte é direcionado para falar com um atendente. Nesse caso, ele fica numa lista de espera que pode levar 5 minutos ou até o fim do expediente do mesmo dia útil.

Durante a interação no WhatsApp, o munícipe recebe o protocolo de atendimento e o seu número na fila de espera, além de algumas recomendações que garantem agilidade no retorno, por exemplo, as mensagens enviadas devem ser escritas, áudios e ligações serão desconsideradas. Outra novidade implantada é que, durante o atendimento, o munícipe tem as opções de voltar ao menu anterior ou mesmo encerrar atendimento.

O secretário de Finanças, Cristiano Mola, destaca que desde a implantação do serviço, são muitas mensagens recebidas e, devido ao volume, a Prefeitura trabalhou para aprimorar e agilizar o retorno. “O objetivo da Administração de Praia Grande é garantir excelência no atendimento aos munícipes, além de cumprir o plano de governo da prefeita Raquel Chini no tópico desburocratização. Por isso, a Sefin vem atuando para melhorar o atendimento a cada dia, conforme o próprio feedback do contribuinte, que nos mostra o que tem gerado insatisfação e onde podemos aprimorar. Levamos em consideração as experiências do dia a dia para propor as melhorias”.