O trecho final do Canal Imperador I, localizado no Bairro Melvi, em Praia Grande, está sendo retificado e revestido. Os números da obra demonstram a importância do serviço para o Bairro: o trecho beneficiado é de 830 metros de extensão. O projeto, que já está em execução, contempla também a Rua Milton de Oliveira, que receberá os serviços de recapeamento. Complementando os trabalhos, as duas antigas passagens de veículos existentes no local serão substituídas por novos equipamentos. O investimento é de R$ 6,25 milhões, sendo R$ 1,6 milhão proveniente de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O prazo de execução é de 12 meses.
Para o revestimento do canal serão utilizados gabiões do tipo colchão, que farão a estabilização de paredes do canal, que hoje é sem revestimento. Como explicou o subsecretário de Infraestrutura da Secretaria de Obras Públicas (Seop), Atila Csobi, a retificação e o revestimento do canal ampliarão sua capacidade de vazão e, consequentemente, reduzirão a possibilidade de alagamentos na região que atende. O aspecto visual também será um diferencial, valorizando os imóveis em seu entorno.
A técnica consiste na utilização de estruturas metálicas em formato de gaiola, feitas com telas de aço e que serão preenchidas com pedras britadas, formando a estrutura de contenção. Os gabiões são subdivididos em celas, cuja função é fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento. “Já utilizamos técnica semelhante em outro canal do Bairro, o Miami Paulista, atendendo plenamente ao objetivo. Há importantes vantagens nesse tipo de revestimento: sua estrutura é flexível, o que permite que o muro sofra recalques diferenciais sem que o talude perca estabilidade. Outro importante ponto positivo deste sistema é permeabilidade: os espaços vazios deixados pela acomodação das pedras permitem que a água presente no talude escoe ocorrendo a drenagem necessária para que não ocorra seu enfraquecimento”, ressaltou Csobi.
Para a construção das novas passagens de veículos serão utilizadas aduelas de concreto armado. Este equipamento permite a passagem das águas, eliminando o estrangulamento hoje existente no local. Os trabalhos finalizam com o recapeamento da Rua Milton de Oliveira.
|