Brasão de Praia Grande  

domingo
5 de fevereiro de 2023

 
 
     
ADMINISTRAÇÃO
ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSUNTOS INSTITUCIONAIS
AVANÇA PG
CIDADANIA
CIDADE TOTAL
CONSELHOS MUNICIPAIS
CORONAVÍRUS - COVID-19
CULTURA
DEFESA CIVIL
DOWNLOADS
EDUCAÇÃO
ESPORTES
FINANÇAS
GABINETE
GALERIA DE FOTOS
GOVERNO
HABITAÇÃO
JEESP 2022
JOMI 2022
JUVENTUDE
MEIO AMBIENTE
OBRAS
PLANEJAMENTO
PLANO DIRETOR
PROGRAMA CIDADE SUSTENTÁVEL
SAÚDE
SEGURANÇA
SERVIÇOS URBANOS
SERVIDORES
TRÂNSITO
TRANSPORTE
TURISMO
URBANISMO


 
Samambaia recebe palestra sobre uso correto da rede de esgoto e conscientização ambiental
Eventos semelhantes devem ocorrer em outros bairros da Cidade
10/2/2022 | Maria Souza , MTB: 60.089
  Compartilhar no Whatsapp
Conscientização ambiental, a importância das ações de cada um no dia a dia para manter a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida foram destaques da 1º Palestra deste ano promovida pela Prefeitura de Praia Grande e Sabesp. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (9), na Escola Municipal Wilson Guedes, no Bairro Samambaia, e reuniu moradores locais, lideranças comunitárias e representantes de associações de bairro.

A ideia do evento surgiu com os problemas causados na rede de esgoto ao longo dos anos, por motivos que podem ser evitados, com pequenas ações de conscientização. A iniciativa da Prefeitura partiu da Secretaria de Planejamento, e contou com o apoio do Meio Ambiente, Cidadania e Educação Ambiental.

O encontro teve início com a apresentação da palestra “Uso correto da rede de esgoto”, pelo Técnico em Gestão da Sabesp, Roberto Laporta Frumento, que abordou o sistema de esgotamento sanitário de Praia Grande, os principais problemas encontrados e as causas identificadas. Ele citou os últimos investimentos da Sabesp, curiosidades do trabalho do dia a dia e conscientizou sobre a importância de a população jogar lixo no lixo, e não na rede de esgoto. Mostrou um vídeo e imagens que comprovam os prejuízos ao meio ambiente causados por atitudes simples, como por exemplo, jogar óleo de cozinha na rede de esgoto, conexões irregulares, lixos e outros detritos.

Após a apresentação da Sabesp, a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, Mariane Laurentino Ferreira, palestrou sobre o que a Cidade disponibiliza de serviços públicos para facilitar e incentivar práticas sustentáveis e ecológicas, como a Coleta Seletiva e Ecopontos, locais específicos para o descarte de materiais recicláveis. Do bairro Samambaia, os Ecopontos mais próximos ficam no Melvi e Esmeralda. A explanação citou ainda o projeto de despoluição de ambiente marinho realizado na Cidade.

A secretária de Planejamento, Eliana Cristina Jerônimo Ferreira, destacou: “É uma parceria válida, com o objetivo orientar a população dos bairros sobre a questão ambiental, alertando sobre o uso consciente e o quanto o descarte incorreto de lixo nas tubulações de esgoto causa danos e prejudica o meio ambiente. Embora Praia Grande tenha boa infraestrutura na rede de esgotamento sanitário, muitos moradores precisam reconhecer a importância da destinação do esgoto para o sistema de tratamento”.

Presente na palestra e consciente de repassar todas as informações adquiridas para a comunidade, o presidente da Associação de Moradores do Samambaia, Edgar Araújo de Andrade, mencionou: “Fiquei sabendo da palestra através da Cidadania, e fiz questão de participar. É sempre bom obter conhecimento e repassar aos outros moradores, as pessoas não sabem que pequenos atos causam grandes estragos e poluição ao nosso meio ambiente, incentivo e dicas de conscientização são sempre válidas”.



página anterior topo da página
Banco de Imagens
 
Pontos Turísticos
 
Câmeras
 
Ouvidoria
 
 
 

 HOME
 A CIDADE
 ESTRUTURA DE GOVERNO
 SERVIÇOS ONLINE
 NOTÍCIAS
 OUVIDORIA
 PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
 POLÍTICA DE PRIVACIDADE
 MAPA DO SITE
  Acompanhe Praia Grande
nas Redes Socias