Tarifa de ônibus de Praia Grande passa por reajuste

Última mudança no valor repassada à população aconteceu em janeiro de 2020

Por Jaqueline de Marco | 12/2/2022

Os ônibus municipais de Praia Grande terão a tarifa reajustada a partir da 00h de domingo (13). Contratualmente, desde janeiro deste ano o valor da passagem deveria ser de R$ 5,35, porém, até dia 30 de abril de 2022 a tarifa cobrada dos passageiros será de R$ 4,80. A última mudança no valor repassada à população aconteceu em 10 de janeiro de 2020, pois em 2021 o reajuste foi dado, porém suspenso devido aos efeitos socioeconômicos causados pela pandemia do coronavírus e considerando as condições estabelecidas no Plano São Paulo. Cartazes informativos já estão sendo afixados dentro dos ônibus e nos terminais rodoviários explicando a medida.

Em janeiro de 2021, foi definido reajuste da tarifa para R$ 4,80, porém nos primeiros 90 dias o valor pago pela população permaneceu o de R$ 4,65. Em março do ano passado, a Prefeitura suspendeu este reajuste, ficando o valor de R$ 4,65 até a presente data. E em 2022, o reajuste real fica suspenso até 30 de abril, também devido aos impactos da pandemia.

O reajuste foi calculado de acordo com critérios estabelecidos pelo contrato de concessão do serviço, observados os princípios da modicidade e da manutenção do equilíbrio econômico-financeiro, considerando as características técnicas do serviço. O cálculo da tarifa utiliza critérios da Planilha ANTP. Impactam no custo final reajustes de combustível, pneu, despesa com pessoal, entre outros.

Atualmente, o sistema conta com 100% da frota climatizada, com tecnologia de menor emissão de gases poluentes na atmosfera, ar-condicionado, wi-fi e acessibilidade completa. A frota de ônibus de Praia Grande conta com 83 veículos e o sistema viário municipal conta com 14 linhas, interligadas entre si e entre as linhas intermunicipais através dos dois Terminais Rodoviários existentes, Tatico (Bairro Mirim) e Tude Bastos (Bairro Sítio do Campo).

Os veículos do transporte municipal de passageiros em Praia Grande contam com elevadores para cadeirantes na entrada central. Todos possuem espaço para cão guia e assentos reservados com diferencial de cor e tamanho para idosos, pessoas com deficiências, gestantes, mães com crianças de colo e obesos, de acordo com especificações da norma de acessibilidade da ABNT-NBR, que indica especificações técnicas para fabricação de veículos de características urbanas para transporte coletivo de passageiros.

Melhorias – O sistema de transportes de Praia Grande passou por importantes investimentos e melhorias ao longo de 2021, que resultaram na modernização da frota municipal, melhor infraestrutura nos Terminais Rodoviários e de serviços oferecidos à população em geral e profissionais do transporte. Dentre os principais destaques deste ano, sob a responsabilidade da Secretaria de Transportes (Setransp), está a substituição de 15 ônibus das linhas da Cidade por modelos mais novos (diminuindo a idade média dos veículos no sistema).

Os Terminais Rodoviários de Praia Grande, Tatico e Tude Bastos, também passaram por melhorias ao longo de 2021. Foi realizada a substituição de 100% da antiga iluminação de ambos os locais por lâmpadas de LED, melhorando o fluxo luminoso dos locais. Cada um dos terminais recebeu ainda a ampliação na quantidade de dispensadores de álcool em gel, do tipo pedal, passando a contar atualmente com 6 unidades em cada um.

Foi aberta também uma base da Setransp no interior do Terminal Tatico. Na fase mais crítica da pandemia, quando havia a necessidade de um monitoramento “em tempo real” do fluxo de pessoas nos ônibus intermunicipais (EMTU), foi necessário estruturá-lo. Além disso, o Terminal Tatico recebeu ainda um reforço na sinalização viária de trânsito em todo o entorno, com a demarcação de vagas de “Estacionamento 15 minutos” visando atender o usuário em geral e também os carros do transporte por aplicativo.

Aplicativo - Usuários das linhas de ônibus municipais podem consultar, em tempo real, a previsão de chegada dos veículos em cada ponto de parada de embarque através do aplicativo “Quanto Tempo Falta”. O sistema, que já existe desde o início de 2020, é gratuito e está disponível para smartphones Android e IOS. Com o aplicativo, além de consultar horários, os usuários também podem obter dados sobre itinerários das linhas, ver onde o ônibus está em tempo real, através de GPS, e verificar os pontos de embarque e desembarque mais próximos do local onde o passageiro está.

Há também a opção de traçar rotas, inserindo o local de origem e destino, calculando quais as opções de linhas disponíveis. E através do sistema é possível também, de forma rápida e segura, comprar créditos para os cartões transporte e realizar o cadastro escolar. Outros detalhes sobre o aplicativo podem ser obtidos através do site https://quantotempofalta.app/, Apple Store (https://apps.apple.com/) e Play Store (https://play.google.com/store).

Serviço – Sugestões e reclamações, além de solicitações de informações relacionadas ao transporte público municipal podem ser feitas através do telefone 3491-6064 ou do email setransp@praiagrande.sp.gov.br. A sede da Setransp fica dentro do Terminal Tude Bastos (Avenida do Trabalhador, nº 2, Bairro Sítio do Campo).